A uma velocidade de 80 km/h, o DS 7 CROSSBACK percorre mais de 22 metros por segundo. Nesse contexto, numa condução noturna, o seu condutor não consegue detetar todos os perigos potenciais.
Com o objetivo de melhorar a sua segurança e dos seus passageiros, o sistema DS NIGHT VISION permite uma visibilidade otimizada.
Suspensão pilotada, condução autónoma de Nível 2, deteção de sonolência, o DS 7 CROSSBACK propõe um vasto conjunto de ajudas à condução. De noite, a ferramenta indispensável chama-se DS NIGHT VISION, um exclusivo da DS Automobiles.
Como funciona?
O sistema DS NIGHT VISION opera a partir de uma câmara de infravermelhos, instalada na grelha do DS 7 CROSSBACK. Independentemente da velocidade a que rola a viatura, a imagem é transmitida a um equipamento de inteligência artificial que analisa cada movimento, em tempo real.
O sistema de IA interpreta o comportamento dos peões e dos animais, numa distância máxima de 100 metros, na faixa de rodagem e ao redor da estrada.
A imagem é, depois, transmitida com processamento por infravermelhos ao grande cluster digital, localizado na frente do condutor. Os perigos são sinalizados num quadrado a amarelo e, logo depois, a vermelho, associando-os a vários níveis de alertas, visuais e sonoros, para ajudar o condutor a reagir. Nenhum outro modelo no segmento oferece tal sistema.
Cada fonte de calor é claramente visível. Os tubos de escape ou os discos dos travões são iluminados no ecrã e a iluminação da estrada vê-se atenuada.
As criaturas vivas ganham vida antes mesmo de serem visíveis a olho nu. Um adulto que se atravesse, numa rua, à frente ao capô do DS 7 CROSSBACK quando este estiver parado não dispara nenhum alerta, como também são ignorados os peões que caminhem nos passeios, enquanto o seu percurso se mantiver longe da estrada. Por outro lado, por exemplo, uma criança que corra por uma rua mal iluminada enquanto a viatura estiver em movimento, mesmo a baixa velocidade, é detectada instantaneamente, levando a que um som de aviso seja emitido em caso de perigo iminente.
E, não importa o que aconteça, o DS NIGHT VISION não age sobre os comandos. Cabe sempre ao concutor responder aos alertas. Se este não reagir, cabe ao sistema de travagem automática de emergência atuar, sistema ativado entre os 5 e os 85 km/h.