A sétima geração da berlina japonesa entra pela primeira vez no Velho Continente. Sistema híbrido associa bloco gasolina 2.5 a motor elétrico para 218 CV de potência combinada.
Este ano de 2019 é particularmente importante para a Lexus. A marca ‘premium’ do universo Toyota chega ao 30º aniversário de muito respeitável presença no mercado automóvel e uma das formas de assinalar estas três décadas passa pelo lançamento na Europa do ES – modelo que, a par do LS, esteve na base do nascimento da marca.
Protagonista de carreira de sucesso (2,3 milhões de unidades comercializadas) o ES entra na 7ª geração e, sem surpresa, vem afirmar os valores identitários da Lexus, sublinhando em simultâneo os últimos desenvolvimentos da tecnologia híbrida que é igualmente uma das imagens mais fortes do construtor nipónico. O novo ES 300h assume a condição de ‘executivo’, mas procura também seduzir os consumidores através de ‘design’, digamos, de orientação desportiva e emocional.
As linhas do sedan japonês têm até, e na linguagem da comunicação da Lexus, um toque de provocação sem que tal lhe retire a pose distinta e… algo musculada. O ES 300h representa aliás novo capítulo no ‘design’ da marca, percetível na silhueta de sugestão ‘coupé’ e pontuada pela já conhecida (e agora refinada) imponente grelha dianteira. O conjunto, podemos dizê-lo, é esteticamente feliz e ganha depois maior expressão no interior.
ESPAÇO E DISTINÇÃO
O primeiro ponto a merecer destaque assim que entramos no ES 300h é o espaço a bordo. Não apenas nos lugares dianteiros (assumido como o melhor da classe), onde o ‘cockpit’ foi desenhado a pensar no condutor, mas também nos lugares traseiros. Esta 7ª geração tem maior distância entre eixos; é maior, mais larga e mais baixa do que a anterior, percebendo-se que as orientações em termos de dinamismo não prejudicaram, antes pelo contrário, a questão da habitabilidade.
A Lexus trabalhou vertentes importantes como a insonorização, quer através dos materiais utilizados, quer pela atenção dedicada à suspensão. Tudo para melhor filtrar e atenuar os ruídos de rolamento. A missão foi levada a bom porto, mais ainda quando é bom lembrar que o ES 300h é servido pela 4ª geração do sistema híbrido da marca onde ‘não há’, vamos dizer assim, caixa de velocidades.
O conforto dos bancos – com 12 posições de acerto nos lugares dianteiros e resultado de três anos de desenvolvimento (!) – convida a viagens longas, devidamente enquadradas por ambiente premium, detalhes de luxo e muita tecnologia. Há novo centro multimédia a dominar a consola central (ecrã de 12,3”); a Lexus desenvolveu interessante e muito eficaz ‘head-up display’ projetado no pára-brisas a distância, diríamos, ideal, pontuando depois a experiência a bordo com sistema de som Mark Levinson. O ES 300h serve-se da 2ª geração de sistemas de segurança da Lexus e tem faróis adaptativos de duas fases. Tudo para uma experiência de condução que procura retirar o máximo do sistema híbrido.
NOVO MOTOR
Neste particular não houve concessões. O ES 300h incorpora a 4ª geração do ‘Self-charging Lexus Hybrid Drive’ – traduzido por novo motor a gasolina de 2.5 litros (ciclo Atkinson) com 178 CV, associado a motor elétrico dianteiro de 88 CV para potência combinada de 218 CV.
A nova bateria, mais compacta e instalada sob os bancos traseiros, permitiu baixar o peso total do automóvel e contribui para consumos anunciados de 5,3 l/100 km. Valor que subiu ligeiramente durante o contacto dinâmico, mas para números muito interessantes. Mais ainda quando o sistema revelou respostas adequadas e suavidade nas progressões quando pisámos o acelerador de forma, vamos lá, mais empenhada.
Texto P. R. Soares
FICHA TÉCNICA
LEXUS ES 300h
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, 16V
CILINDRADA 2.487 cm3
POTÊNCIA 178 CV às 5.700 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 221 Nm entre as 3.600 e as 5.200 rpm
POTÊNCIA MOTOR ELÉTRICO 88 CV
CÉLULAS DA BATERIA NI-MH 204
VOLTAGEM DO SISTEMA 244,8 V
POTÊNCIA COMBINADA 218 CV
V.MÁXIMA 180 km/h
ACELERAÇÃO 8,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO 4,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 120 g/km