fbpx




O Octavia (oitavo, em latim) foi o oitavo modelo da Skoda equipado com suspensão independente de última geração e também o seu oitavo modelo após a Segunda Guerra Mundial, quando foi apresentado, em 1959. Gradualmente, subiu a número um.


Como best-seller indiscutível da marca, é o coração e a base do seu portefólio de modelos e desempenha um papel significativo na empresa. A Skoda comercializa o Octavia em 46 países, sendo produzido em cinco fábricas em todo o mundo. Agora, a quarta geração abre o próximo capítulo desta história única de sucesso. Conheça alguns factos e números sobre o “Oitavo”.

Desde o seu lançamento em 1959, mais de sete milhões do ŠKODA Octavia saíram das diferentes linhas de montagem. Se todos esses veículos estivessem estacionados am fila, isso resultaria numa linha reta de cerca de 32.200 quilómetros, o equivalente à distância de ida e volta entre Mladá Boleslav, na República Checa, e Sydney, na Austrália.

Na sua quarta geração, o Octavia oferece ainda mais espaço que o seu antecessor, reforçando o estatuto de um verdadeiro familiar e, ao mesmo tempo, garantindo as qualidades de um modelo inserido no segmento médio. Deste modo, não surpreende que o Octavia seja o veículo mais vendido no mercado interno (República Checa) há 30 anos, e que também tenha liderado as listagens de best-sellers em sete outros países, como a Polónia, a Áustria e a Suíça.

Em 2019, foram entregues um total de 364.000 unidades do Octavia Limo e Break. Esse é aproximadamente o mesmo número dos primeiros Octavia produzidos, entre 1959 e 1971. Desde a primeira geração do atual modelo, lançada em 1996 e fabricada durante 15 anos –, foram vendidas mais de 1,4 milhão de unidades. Em 2019, o best-seller da Skoda teve no mercado chinês o seu principal cliente: 78.200 unidades, a que correspondem 21% do número total de Octavia entregues naquele ano.

O segundo maior mercado foi a Alemanha, com uma quota de 15,45% do total de entregas durante o ano, cifrando-se num total de 55.200 os clientes que tornaram este modelo no veículo importado mais popular. A Rússia (7,6%), a República Checa (6,1%) e a Polónia (5,7%) seguiram em terceiro, quarto e quinto lugares, respetivamente. As jantes do Octavia tiveram um desenvolvimento especial, estando disponíveis, nesta quarta geração, um total de 17 modelos diferentes, nos tamanhos de 16 a 19 polegadas.

A primeira geração do Octavia, apresentada em 1996, oferecia jantes de 14 a 16 polegadas. As dimensões do atual teto panorâmico de vidro, que permite aumentar a luminosidade interior através de uma área de 1,19 m², também é um número impressionante.


Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade