fbpx




Apesar dos veículos elétricos já existirem há décadas, ainda não são tão comuns quanto os veículos de combustão interna. Por este motivo, ainda existem muitos mitos e desinformação acerca dos automóveis elétricos. De seguida, estão destacados alguns dos mitos mais comuns e frequentes sobre os EV’s, e como o Kauai Electric demonstra que estão errados.


Mito: EV’s têm uma curta autonomia
Facto: À medida que a tecnologia da bateria elétrica evolui, a distância que um veículo elétrico pode percorrer com apenas uma única carga está em constante desenvolvimento. A mais recente geração da bateria de 64 kWh do Kauai Electric possui uma autonomia até 619km (valores WLTP em cidade) com apenas uma única carga. Oferece, assim, uma opção versátil: não é apenas para viagens de curta duração pela cidade e diárias, mas também para viagens de longa distância.

Mito: EV’s são demasiado caros
Facto: Embora os automóveis elétricos tenham em média, no momento inicial de compra, um preço mais elevado comparativamente aos veículos de combustão interna, a diferença de preço entre estes tem vindo a diminuir. Muitos países europeus oferecem benefícios fiscais e subsídios governamentais, de forma a compensar o custo da aquisição de um veículo elétrico. É também importante considerar o custo total de propriedade ao adquirir um veículo elétrico. Vários estudos demonstraram que o custo total de propriedade para veículos elétricos é comparável ou até um pouco menor que os veículos a gasolina, não apenas porque em alguns países a eletricidade é mais barata do que a gasolina, mas também porque os proprietários de veículos elétricos gastam menos dinheiro em manutenção e reparações. Outra métrica a analisar é o valor residual. Os veículos elétricos tendem a reter uma percentagem mais elevada do valor original no mercado dos veículos usados, comparativamente aos veículos a gasolina. Com uma garantia de 7 anos sem limite de quilómetros ilimitada e uma garantia de 8 anos ou 160.000km da bateria de alta voltagem, o Hyundai Kauai Electric tende a classificar-se de forma particularmente positiva neste aspeto.
As mais recentes atualizações do Kauai Electric como, por exemplo, o aumento da autonomia, melhoria da conectividade e tecnologia de carregamento, aumentam o seu valor residual.

Mito: Não há postos de carregamentos suficientes para carregar um veículo elétrico
Facto: Em 2019, registaram-se na Europa aproximadamente 165.000 postos de carregamentos elétricos, incluindo mais de 17.000 postos de carregamento rápido, sendo que esse número continua em crescimento. Em Portugal, existem cerca de 540 postos de carregamento disponíveis atualmente. Um número crescente de locais de trabalho, supermercados e parques de estacionamento públicos, possuem, agora, de forma gratuita postos de carregamento para veículos elétricos. Os clientes que preferem carregar o seu veículo elétrico em casa, podem usar uma tomada doméstica com o cabo proveniente com o veículo para carregamentos noturnos, ou instalar uma wall box para carregamentos mais rápidos. O Kauai Electric possui um carregador de bordo trifásico opcional de 10,5 kW, que é compatível com postos de carregamentos AC ou com wall box. Isto permite tempos de carregamentos significativamente mais reduzidos: 7 horas e 30 minutos para a versão de 64kWh.

Mito: É perigoso carregar um veículo elétrico quando está a chover
Facto: Os veículos elétricos e os seus carregadores são desenvolvidos de forma a suportar todas as condições climatéricas, estando equipados com tecnologia moderna para torná-los tão seguros ou mais, face aos veículos a gasolina. Os condutores não terão problemas em carregar o seu veículo elétrico quando estiver a chover.
Para uma condução ainda mais tranquila, o Kauai Electric está equipado com as tecnologias mais recentes de segurança ativa e assistência à condução, conhecidas como a tecnologia Hyundai SmartSense. Isto inclui a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de pedestres, Radar de Ângulo Morto, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Informação da Velocidade Máxima, Sistema de Controlo Automático dos Máximos e Smart Cruise Control com Stop & Go.

Mito: Não há veículos elétricos no mercado que atendam às minhas necessidades.
Facto: A oferta de veículos elétricos disponíveis no mercado aumentou drasticamente nos últimos anos. Desde citadinos compactos a SUV’s, os veículos elétricos são capazes de satisfazer uma vasta variedade de estilos de vida. O Kauai Electric foi o primeiro sub-compacto e-SUV a chegar ao mercado europeu. É especificamente adaptado para um estilo de vida ativo. Uma nova homologação para a versão de 64 kWh, permite que os clientes montem, por exemplo, um suporte de bicicleta no veículo, capaz de transportar carga até 100kg.

Mito: Os veículos elétricos não são divertidos de conduzir
Facto: Comparados aos automóveis a gasolina, os elétricos são mais silenciosos e oferecem uma condução mais suave. Muitos veículos elétricos apresentam uma aceleração superior, comparativamente aos de combustão interna e, ainda com uma dinâmica de condução aprimorada devido ao baixo posicionamento da bateria. Com 204 CV, um binário máximo de 395 Nm, e uma velocidade máxima de 167 km/h, o Kauai é um poderoso SUV. Possui uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 7,9 segundos. Em adição, a transmissão shift-by-wire permite um manuseamento intuitivo pressionando apenas os botões para alternar os modos de condução. O sistema de travagem regenerativa adaptativo permite que o condutor ajuste a intensidade da regeneração de energia, utilizando as patilhas atrás do volante. Quando possível, o sistema recupera energia adicional. Mantendo o pedal esquerdo pressionado, o condutor consegue chegar a parar o veículo – sem usar os travões. Em conjunto com os seus sensores, o sistema inteligente de travagem regenerativa controlará automaticamente a intensidade de acordo com o tráfego na dianteira.

Mito: Os veículos elétricos não são visualmente atrativos
Facto: O Kauai Electric foi desenvolvido para se destacar na rua. Oferece linhas elegantes, umas ponderosas luzes LED e jantes em liga leve de 17’’ aerodinamicamente otimizadas. A dianteira Kauai Electric apresenta uma grelha fechada exclusiva para uma aparência moderna e simples.


Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade