fbpx




O Opel Vivaro-e é o primeiro veículo comercial totalmente elétrico do construtor alemão e chega ao mercado na altura ideal em que a entrega de bens e serviços “zero emissões” é já indispensável em muitas áreas.

Disponível em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria, o novo Vivaro-e elétrico a bateria permite que os profissionais beneficiem de uma mobilidade porta a porta sem compromissos, muito para além do “último quilómetro”. O novo Opel Vivaro-e é um VCL (Veículo Comercial Ligeiro) totalmente funcional para as empresas com maior nível de exigência, que esperam dos seus veículos uma integração perfeita nos seus processos de trabalho otimizados. As encomendas deverão iniciar-se já este verão, seguindo-se as primeiras entregas ao longo do ano. O Vivaro-e é produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões com motores diesel.

Sendo tão versátil e flexível como qualquer outra versão da gama Vivaro, o Vivaro-e apresenta-se com capacidades de carga úteis comparáveis às dos VCL com motores de combustão interna: com 1.275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 diesel (carga máxima de 1.405 kg).

Os clientes do Vivaro-e podem eleger entre duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, com 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros (WLTP em ambos os casos)1. As baterias são formadas por 27 e 18 módulos, respetivamente

Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário no sistema de propulsão elétrica, o Vivaro-e oferece um desempenho superior à maioria dos veículos comerciais elétricos. A velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente, permite a velocidade em autoestradas, ao mesmo tempo que preserva a autonomia elétrica.

Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria de 75 kWh). A Opel oferece carregadores a bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa. No mercado Português, o Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.

A Opel concebeu o Vivaro-e de formar a corresponder às mais variadas necessidades dos clientes, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1.275 kg e peso bruto entre 2.800 e 3.100 kg.

O próximo VCL Opel elétrico, o Combo-e, vai chegar em 2021. Até 2024, a Opel vai oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de passageiros e de VCL.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade