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O mais recente exosqueleto robótico do Hyundai Motor Group, denominado Vest Exoskeleton (VEX), venceu a categoria de Design de Produto (categoria de Produto Inovador) dos Prémios de Design Red Dot, prestigiada competição internacional que assinala este ano o seu 60º aniversário.

O VEX foi desenvolvido no contexto do compromisso do Hyundai Motor Group para com a saúde e segurança dos seus colaboradores que operam nas linhas de produção. Foi concebido para evitar lesões, ao mesmo tempo que representa um avanço no campo da robótica, o que mereceu a apreciação positiva dos jurados dos Prémios de Design Red Dot.

O design compacto é obtido através da utilização da mais recente tecnologia, que elimina a necessidade de uma bateria. O VEX, que se veste como uma mochila, utiliza um eixo policêntrico para fornecer uma força máxima de 5,5 kg, algo de extraordinário para um equipamento que pesa apenas 2,8 kg.

O VEX foi concebido sobretudo para operadores de linha de produção que necessitam de trabalhar com as mãos acima da cabeça, normalmente, sob as viaturas nas linhas de montagem, tendo sido muito elogiado por aqueles que já o usaram. O Hyundai Motor Group levou a cabo programas-piloto nas suas fábricas dos EUA, obtendo retorno positivo da parte dos colaboradores, que reportaram diminuição da fadiga nos braços e ombros, acompanhada de um aumento da produtividade e da segurança.

Para além do VEX, o Hyundai Motor Group está a trabalhar noutro robô de baixo peso, também do tipo wearable , o Chairless Exoskeleton (CEX). Com este, os colaboradores conseguem manter-se na posição sentada, sem necessidade de recorrerem a um banco ou a uma cadeira. Paralelamente, o Hyundai Motor Group apresentou o seu Medical Exoskeleton (MEX). Com base nestes exoesqueletos robóticos, o Hyundai Motor Group pensa desenvolver novas versões, tendo por objetivo não só o aumento da produtividade e da segurança no trabalho, mas também o auxílio à reabilitação de pacientes com lesões.

O Grupo pensa implementar o VEX em fábricas espalhadas pelo mundo. A produção comercial, que deverá custar uns assinaláveis 30% menos do que os produtos do mesmo tipo já existentes, ficará a cargo da Hyundai Rotem.

Ricardo Carvalho

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