Se num primeiro olhar este Berlingo XL lhe causa aversão pelas suas formas de furgão… esqueça os estigmas e dê-lhe uma oportunidade, até porque tem um leque de argumentos difícil de igualar por carrinhas e SUV do segmento B.
A conversa é sempre a mesma… os veículos de passageiros derivados de furgões de mercadorias são esteticamente pouco apelativos e há sempre o vizinho do lado a perguntar em tom de troça: onde vamos fazer as entregas?. Contudo, nesta nova geração, o Berlingo surge com uma imagem mais moderna e radical, especialmente na versão XTR que conta com alguns detalhes coloridos no para-choques, nas proteções laterais das portas e até no habitáculo. No caso de ter uma família um pouco mais numerosa, basta voltar a olhar para os seus 4,75 metros de comprimento e para o seu habitáculo: amplo, luminoso e com bancos individuais e rebatíveis (pode ter até sete lugares por mais 550 euros). Convém frisar que os bancos podiam ser mais largos e um pouco mais macios… Tudo isto vai permitir-lhe transportar a sua prole, mas também alguns objetos, inclusivamente até três metros de comprimento. As portas laterais de correr continuam a permitir um acesso enorme e simplificado ao habitáculo.
Espaço a rodos
Lá dentro, o principal segredo do Berlingo continua a ser o espaço disponível, quase impossível de comparar com um “simples” familiar. A área em altura é imensa e permite a inclusão de zonas de arrumação junto ao tejadilho, mas tanto o espaço para as pernas como a largura do habitáculo não lhe ficam atrás. A bagageira é outra confirmação deste mesmo ponto, uma vez que na sua configuração mais reduzida (sete lugares) estão disponíveis uns expressivos 322 litros de capacidade, enquanto com 5 lugares, ou seja, retirando os dois bancos da última fila, atinge uns gigantes 850 litros. O acesso é excelente, havendo ainda a possibilidade de abrir apenas o óculo traseiro para retirar objetos mais pequenos da mala sem ser necessário abrir o portão.
As
semelhanças interiores com o C3 e C5 Aircross são mais do que evidentes e conseguimos reconhecer diversos
elementos destes modelos, tais como o volante, o ecrã central ou os comandos
satélites do volante.
Em
termos dinâmicos, a motorização 1.5 BlueHDI de 130 CV, continua a demonstrar
que “fica bem” em qualquer modelo e o Berlingo não é exceção. As
prestações são razoáveis e os consumos mantêm-se em patamares nivelados com
qualquer segmento C, tendo em conta o coeficiente aerodinâmico e o peso mais
elevado deste modelo. A suspensão
foi trabalhada e, melhor do que assegurar um comportamento dinâmico mais
assertivo, prefere brindar os ocupantes com um nível de conforto excecional.
O preço da versão XTR arranca nos 30.908 euros, mas a quantidade de opções interessantes faz este preço subir facilmente, o que para um furgão de passageiros deixa de ser apetecível. E na verdade, quase ninguém compra carros pela funcionalidade, mas sim pela estética e pelo preço.
Texto: Ricardo Carvalho / Fotos: Paulo Calisto
Citroën Berlingo XL XTR 1.5 BlueHDi 130
FICHA TÉCNICA
TIPO DE MOTOR | Diesel, 4 cilindros em linha, turbo |
CILINDRADA | 1.499 cm3 |
POTÊNCIA | 130 CV às 3.700 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 250 Nm às 1.750 rpm |
V. MÁXIMA | 184 km/h |
ACELERAÇÃO | 10,7 s (0 a 100 km/h) |
CONSUMO | 5,9 l/100 |
EMISSÕES CO2 | 117 g/km |
DIMENSÕES (C/L/A) | 4.750 / 1.848 / 1.841 mm |
PNEUS | 205/55 R17 |
PESO | 1.615 kg |
BAGAGEIRA | 322-850 l |
PREÇO | 30.908 € |
GAMA DESDE | 28.230 € |
IUC | 107,83 |
LANÇAMENTO | setembro de 2019 |