fbpx




A Mazda lançou o seu primeiro modelo de passageiros em 1960 que recebeu a designação R360 Coupé e assinalou o início de uma tradição de automóveis elegantes, divertidos de conduzir e acessíveis.
Pouco conhecido fora do Japão, este modelo foi um sucesso de vendas no seu país de origem e logo no primeiro ano de comercialização conquistaria quase dois terços de crescente segmento denominado ‘kei car’, bem como mais de 15% de quota do mercado total doméstico.
Para o seu sucesso contribuiu a sua imagem elegante, a conceção de baixo peso, a condução envolvente e o preço acessível. Face aos concorrentes com motor a dois tempos, o R360 destacou-se pela eficiência resultante de um propulsor a quatro tempo mais silencioso e menos poluente. Com uma cilindrada de 360 cc, este bloco de dois cilindros em V debitava uma potência máxima de 16 cv, mais do que suficiente para os 380 kg de peso do automóvel. A velocidade máxima de 90 km/h era adequada para a sua categoria, sendo mesmo assim excessiva para o estado das estradas biónicas no início da década de ’60.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade