A Audi apresentou através de um live streaming a partir do Salão de Genebra 2020 a quarta geração do A3 que ganhou os traços do novo A1 e uma imagem ainda mais desportiva.
O formato permanece idêntico ou de outras gerações, o novo modelo tem mais personalidade e caráter. A secção dianteira foi inspirada nos últimos modelos da marca de Ingolstadt, com outro tipo de LED mais afilados, um capô mais musculado e entradas de ar redesenhadas. O novo modelo tem proporções idênticas e farolins mais finos. O difusor traseiro é mais discreto e passa a ter ponteira de escape escondidas.
Lá dentro, encontramos um tablier totalmente redesenhado, com saídas de ar ao estilo de um Lamborghini, um novo volante, comandos redesenhados e o painel de instrumentos onde sobressai o Audi Virtual Cockpit, que estará disponível como opção. Alguns comandos mudar de lugar no tablier, mas mantêm uma posição ergonómica e bem localizada.
Na Europa, o novo A3 vai contar com três opções de motor: o 1.5 litros TFSi a gasolina de 150 CV e um 2.0 TDI de 116 e de 150 CV. O A3 é um tração dianteira puro e a potência passa para as rodas através de uma caixa manual de seis relações e de uma automática de dupla embraiagem e sete relações. A tração integral quattro vai estar disponível em opção. Os motores de 150 CV são os únicos que contam com a suspensão independente às quatro rodas e que podem ter amortecimento adaptativo que baixa o carro em 10 mm.