fbpx




A DS Automobiles desenvolveu o protótipo de um SUV elétrico, denominado Aero Sport Lounge, que materializa a visão da marca premium francesa na área da mobilidade. Com o seu estilo radical, este concept, que deveria ser apresentado no Salão Automóvel de Genebra entretanto cancelado, inaugura uma nova silhueta automóvel, destinada a valorizar a eficiência aerodinâmica.
Através das suas proporções e da sua carroçaria, o DS Aero Sport Lounge canaliza os fluxos de ar para alcançar a melhor eficiência aerodinâmica. O seu comprimento (5 metros) e sua linha de tejadilho mergulhante reduzem a superfície de arrasto, conduzindo o ar através de uma grelha dotada de apêndices aerodinâmicos laterais, para as grandes jantes de 23″ esculpidas pelo ar.

O seu perfil é vincado pela iluminação da assinatura E-TENSE, símbolo do motor elétrico de 500 kW (680 cavalos de potência), conectado a uma bateria de 110 kWh, de nova geração e colocada no piso, permitindo uma autonomia superior a 650 km. Assente nos títulos alcançados na Fórmula E, esta tecnologia proporciona acelerações impressionantes, sendo exemplo os 2,8 segundos necessários para a recuperação dos 0 aos 100 km/h.
A revolução automóvel também está patente no habitáculo, onde os ecrãs, elementos que assumiram um lugar proeminente na maioria dos concept cars e automóveis do presente, foram aqui desmaterializados.
Frente aos ocupantes destacam-se duas grandes lâminas, que criam uma forma aérea. A parte inferior, revestida de algodão acetinado, é usada para projetar as informações da lâmina superior. A superfície ganha vida com elementos necessários à navegação ou pela descoberta de novas formas de infotainment e de partilha. A fusão de informações e entretenimento fazem todo o sentido, eliminando as restrições dos normais touchscreens.

Em ambos os lados, os ecrãs apresentam a denominada retrovisão digital e o conjunto de configurações e controlos de conforto. Como num ambiente de Primeira Classe, todos contam com um ecrã individualizado. Os elementos necessários à condução são projetados no para-brisas, em formato de realidade aumentada.
Entre os bancos, o apoio de braço central serve de guia. Ele lê, interpreta e responde a cada movimento da mão. Através de uma parceria tecnológica com a Ultraleap, start-up com sede nos Estados Unidos, o DS AERO SPORT LOUNGE antecipa o que poderão ser as interações nos habitáculos do futuro. Ao combinar as funções de Leap Motion e Ultrahaptics, a mão comanda por gestos e recebe uma resposta sensorial. Os sensores detetam cada movimento e os pequenos altifalantes a ultrassons replicam um som parecido ao que se sente perto de uma massa sólida.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade