A Iveco renova quase por completo o seu modelo “best-seller”. Um dos furgões mais completos, robustos e configuráveis do mercado quer ser agora uma referência em tecnologia e segurança…
A Iveco está a evoluir de forma muito positiva e a fazer “as coisas” como devem ser feitas. O seu furgão Daily é um dos mais desejados, situação que se reflete na sua excelente performance no mercado, assumindo-se como referência nos campos da robustez e das configurações (de 3,3 a 7,2 toneladas). Mas a marca italiana quis ir um pouco mais longe com a sua renovada Daily, que é muito mais do que uma simples atualização.
Para começar, as ligeiras modificações no design não correspondem apenas a um rejuvenescimento da sua imagem, mas também a uma questão prática. A secção dianteira, que ostenta agora uma nova grelha, maior que melhora a refrigeração, acolhe ainda um pára-choques com um novo cunho dividido em três partes. Isto permite reduzir custos de reparação uma vez que é preciso apenas substituir a peça danificada em vez do pára-choques completo. A iluminação, tipo LED, também é nova, mas é proposta em opção. Supõe uma melhoria em termos de segurança, pois propõe um feixe de luz mais eficiente (em 15%) em condições de baixa visibilidade.
Mais segura
A nova Iveco Daily introduz uma generosa quantidade de assistentes à condução que é muito semelhante à proposta pelo catálogo habitual de um ligeiro de passageiros. É, em todo o caso, das mais avançadas do seu segmento. Mantém os assistentes de travagem de emergência automática (City Brake e AEBS) que é capaz de evitar colisões a velocidades superiores a 5 km/h, mas também de mitigar as consequências de uma colisão se circularmos a velocidades superiores. O sistema leva em linha de conta a carga do veículo. Deste sistema e do cruise control adaptativo beneficia o Queue Assist, um assistente de condução para filas de trânsito que libera o condutor da tarefa do pára-arranca, fazendo o veículo todo o percurso por si. Tem ainda o ProActive Lane Keeping Assist que funciona como um assistente de manutenção na faixa de rodagem.
Conforto inteligente
As restantes novidades da Daily dizem respeito ao conforto. Disponibiliza um travão de mão elétrico em opção, direção assistida elétrica com sistema City mode. que reduz o esforço de virar o volante em 70% dentro do perímetro urbano e de um controlo de descidas. Traz ainda o Traction Plus, um dispositivo que atua sobre o controlo de tração para oferecer a máxima aderência em superfícies como areia, lama ou neve. Em termos de motorizações, a Daily não traz novidades, até porque os propulsores que utiliza já são cumpridores das normas Euro 6d e Euro 6d Temp. Mantém os robustos blocos FIA de 2,3 litros com 116 e 156 CV e o reconhecido FIC de 3 litros com 160, 180 e 200 CV, todos com rendimento melhorado. É precisamente deste último que deriva uma das grandes aposta da marca italiana na mobilidade sustentada. A versão a gás natural assenta neste 3 litros e tem 136 CV de potência. Em opção pode ter uma caixa automática Hi-Matic de oito velocidades.
Sistema de assistência remota
Um dos aspetos em que a Iveco Daily mais evoluiu foi precisamente no sistema multimédia. Surpreende o sistema de assistência remota baseado numa Sala de Controlo da Iveco. Graças ao intercâmbio de dados em tempo real, o equipamento da marca pode realizar disagnósticos proativos e operações preventivas. Por exemplo, pode determinar quanto tempo falta para a próxima revisão e propor uma data ao utilizador ou, num formato mais avançado, realizar reparações e atualizações remotas sempre que tal seja possível. Isto reduz os tempso de espera e as visitas à oficina, aumentando significativamente a produtividade. Através do portal MyDaily os utilizadores podem seguir os seus trajetos, consumos e manutenções.