Na versão Active, o aspeto mais irreverente e algumas mexidas técnicas cirúrgicas garantem suaves aventuras fora de estrada sem beliscar o rigor e as boas maneiras características da gama Focus.
Não são propriamente uma novidade, mas a verdade é que a onda SUV tem vindo a potenciar o seu aparecimento. Falamos das berlinas com aspirações a SUV, embora, em nossa opinião, seja muito mais correto dizer que se tratam de alternativas diferentes ou um pouco mais arrojada face ao modelo original.
Especificidades
Serve esta pequena introdução para apresentar o Focus Active. Parte integrante da família do compacto da Ford, este Active identifica-se por uma estética mais aventureira, graças a um desenho próprio dos para-choques e a várias proteções plásticas da carroçaria. Porém, o seu principal segredo está na maior altura ao solo (mais 30 mm à frente e 34 mm atrás), devidamente acompanhada por uma suspensão traseira independente com molas e amortecedores específicos, bem como as barras estabilizadoras. Tudo junto dá azo a um raio de ação mais alargado para além do asfalto, embora nunca se possa apelidar de veículo de todo-o-terreno, nem é isso que se pretende.
No fundo, o Active permite-nos andar em estradões de terra sem problemas e com bastante maior eficácia do que as versões ditas normais, mas não deixa de ser um tração dianteira e de utilizar uns pneus mais direcionados para o asfalto. Seja como for, a Ford introduziu dois modos de condução específicos para a ocasião: Slippery e Trail (mantém-se os habituais Normal, Sport e Eco). O primeiro destina-se a pisos de lama ou neve, reduzindo a patinagem das rodas em andamento direito, enquanto o segundo está mais focado para zonas de areia e terra. Nota para o facto de o Slippery poder servir também como um importante auxílio em termos de segurança ativa quando circulamos no alcatrão em condições de menor aderência.
Grande chassis!
Tal como a restante gama, o Focus Active recebe de braços abertos um bloco a gasolina que, não sendo um foguete, permite chegar aos 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e levar a família até bem perto dos 200 km/h de velocidade máxima. Suave no trato, mas decidido na forma como se relaciona com a estrada, o três cilindros 1.0 Ecoboost de 125 CV aproveita os 170 Nm (200 Nm com função overboost) de binário para oferecer uma condução envolvente e divertida, bastando uma pequena distração para o ponteiro galgar para velocidades pouco próprias. A única questão é que todo este entusiasmo tem um custo chamado consumos, pois apesar do Focus recorrer a uma caixa manual de seis velocidades bem escalonada e de a marca anunciar uma média de 4,9 l/100 km, não é nada fácil aproximarmo-nos desse valor no dia-a-dia.
Ao volante, e fazendo uso do referido modo de condução Sport, o modelo norte-americano prova que tem um dos melhores chassis do segmento, ao ponto de ser preciso provoca-lo em excesso para descobrirmos que o centro de gravidade deste Active é mais elevado. A competência da suspensão traseira multibraços e o correto tato da direção ajudam a ganhar confiança a cada quilómetro, proporcionando um salutar equilíbrio entre dinâmica e conforto.
Como referência, salientar que o Focus Active 1.0 Ecoboost é proposto com um preço de 24.281 €, o que significa um acréscimo de apenas cerca de 80 euros face à versão normal de cinco portas com o nível de equipamento desportivo ST Line.
Texto Miguel Rodrigues / Fotos Paulo Calisto
Ford Focus Active 1.0 EcoBoost
FICHA TÉCNICA
TIPO DE MOTOR | Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo |
CILINDRADA | 999 cm3 |
POTÊNCIA | 125 CV às 6.000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 170 Nm entre as 1.400 e as 4.500 rpm |
V. MÁXIMA | 196 km/h |
ACELERAÇÃO | 10,3 s (0 a 100 km/h) |
CONSUMO (WLTP) | 4,9 l/100 km (misto) |
EMISSÕES CO2 (WLTP) | 110 g/km |
DIMENSÕES (C/L/A) | 4.397 / 1.825 / 1.502 mm |
PNEUS | 215/50 R18 |
PESO | 1.322 kg |
BAGAGEIRA | 375-1.354 l |
PREÇO | 24.281 € |
GAMA DESDE | 24.281 € |
IUC | 134,12 |
LANÇAMENTO | Janeiro de 2019 |