Stralis recebe novo apelido
A Iveco apresentou o seu novo veículo pesado de longo curso num ambiente propício. As mudanças são variadas e a grande aposta da marca é na conetividade, sem esquecer o conforto e o bem-estar do motorista.
O novo Iveco S-Way reúne todos os avanços tecnológicos já introduzidos em gerações anteriores do modelo, soma-lhes uma cabina totalmente redesenhada e atribui um grande protagonismo à conetividade para dar resposta às necessidades do condutor e do transportador. Os responsáveis da marca cuidaram do desenho e otimizaram a sua aerodinâmica (uma melhoria de 12%), conseguindo uma redução de combustível de 4%. Cada detalhe do exterior da cabina foi estudado atentamente para minimizar a resistência ao ar. O novo teto está perfeitamente integrado na parte dianteira do veículo e dispõe de uma superfície plana que minimiza a resistência. A grelha dianteira é nova, tal como os faróis e os pára-choques com defletores integrados. Os próprios guarda-lamas foram redesenhados e contribuem para otimizar o fluxo de ar.
No interior, oferece um espaço de armazenamento amplo e bem organizado, uma ergonomia muito boa e ainda uma zona de descanso cómoda e funcional.Para garantir uma posição de condução ideal, a base do banco ajustável foi reduzida para aumentar tanto a grossura do banco como o espaço, proporcionando a todos os condutores um posição confortável e uma visibilidade ótima. O volante conta com uma base de forma plana, deixando espaço suficiente para se adaptar a condutores de todos os tamanhos. O volante multifunções conta com 22 botões para colocar todas as funcionalidades, inclusivamente os sistemas de condução assistida ao alcance da mão. O tablier foi redesenhado tal como a consola central, para puderem ser utilizados com muita eficiência graças à nova disposição e ao aumento do número de funções. Com o ecrã tátil capacitivo de 7 polegadas acede-se a um novo sistema de infoentretenimento de última geração. O tejadilho foi redesenhado e tanto o túnel inferior como toda a zona de arrumações superior foi remodelada, proporcionando uma altura cómoda de 2,15 m dentro da cabina. Os espaços de arrumação no interior da cabina foram reposicionados e surgem mais ergonómicos e com novas volumetrias.A Iveco fez um estudo exaustivo do sistema de iluminação interior para melhorar o conforto visual em todas as condições, oferecendo a melhor qualidade e luminosidade onde e quando for preciso. Há novas lâmpadas LED no teto com intensidade regulável que dão uma iluminação de fundo.A cama inferior é uma só peça e inclui um colchão com 14 cm de espessura com dois níveis de conforto. Para a cama superior, são propostas duas soluções para satisfazer outras necessidades.Por fim, resta falar do novo sistema de ar condicionado e dos dispositivos integrados de refrigeração e aquecimento de parque que garantem um clima ideal dentro da cabina em todas as condições meteorológicas durante a condução.Quanto a motorizações, o novo Stralis S-Way poderá ser equipado com motores de 9,11 e 13 litros com potências de 330 a 570 CV e propulsores a gás natural de 9 e 13 litros com 270 a 460 CV.