A partir do verão deste ano entra em comercialização o renovado Renault Megane, que recebe novas tecnologias e sistemas de assistência à condução. A gama vai estar disponível nas versões Berlina, Sport Tourer, R.S. Line, R.S., R.S. Trophy e E-Tech Plug-In.
O Mégane E-Tech Plug-In, que consiste numa estreia absoluta neste modelo, possui uma tecnologia desenvolvida pela Renault e integra um motor de quatro litros de 1,6 litros, associado a dois motores elétricos, assim como uma caixa de velocidades multímodo, sem embraiagem. A motorização E-Tech desenvolve uma potência combinada de 160 cv.
A tecnologia híbrida plug-in da Renault compreende ainda uma bateria com uma capacidade de 9,8 kWh, que oferece uma autonomia em modo elétrico de até 50 km em ciclo WLTP e de até 65 km em ciclo urbano (WLTP City). Por outro lado permite circular até uma velocidade máxima de 135 km/h em modo elétrico.
Independentemente do nível de carga da bateria, o Mégane E-Tech Plug-In recorre sempre ao motor elétrico na fase de arranque, não só para melhorar a aceleração, mas também para reduzir o consumo de combustível.
Assistência à condução
No que se refere a conteúdos tecnológicos, a nova gama Mégane recebe um painel de instrumentos digital de 10,2”, já conhecido dos modelos Clio, Captur e ZOE, bem como um completo sistema multimedia Easy Link 9.3”.
Por outro lado também conta com novos sistemas de assistência à condução, designadamente o sistema de assistência em trânsito e autoestrada (tecnologia de condução autónoma de nível 2, igualmente disponível nos novos Clio e Captur).
Em termos de imagem, o novo Megane distingue-se pelos novos projetores LED Pure Vision, que reforçam as linhas dinâmica deste modelo.
Versões desportivas
A nova gama Mégane vai estrear um nível de equipamento R.S. Line em substituição do anterior GT Line. Com um conteúdo mais evoluído e mais rico, é sinónimo de imagem desportiva. O design exterior e o habitáculo adotam um visual mais desportivo para todos aqueles que desejam a diferenciação através de um design mais dinâmico.
Por outro lado, as versões desportivas R.S. recebem um único motor a gasolina 1.8 turbo de injeção direta, com 300 cv. Este propulsor é o mesmo do Alpine A110. Na versão equipada com caixa de velocidades automatizada EDC, o binário aumenta 30 Nm para os 420 Nm. O chassis Sport 4CONTROL do Mégane R.S. oferece a máxima agilidade em percursos muito sinuosos e curvas fechadas, e uma extraordinária estabilidade nas curvas rápidas. O novo R.S. Monitor afixa vários parâmetros de desempenho do automóvel em tempo real.
A nova gama inclui ainda o Mégane R.S. Trophy que foi projetado para as pistas, diferenciando-se pelo exclusivo chassis Cup. Equipado com um diferencial mecânico Torsen com autoblocante, amortecedores e molas de suspensão com rigidez aumentada, esta versão desportiva possibilita uma ainda melhor inscrição nas curvas e maior motricidade na saída das mesmas.