A Citroën apresentou os protótipos Ami One Concept e 19_19 Concept na 35ª edição do “Festival Automobile International”, que simbolizam a visão da mobilidade do futuro da marca francesa.
A cerimónia de abertura deste certame contou com a entrega do “Grande Prémio da Mobilidade em Cidade”, que foi atribuído ao Ami One Concept, com base numa eleição por um júri constituído por especialistas e entusiastas para recompensar uma abordagem de ruptura que promove uma mobilidade elétrica e acessível a todos.
“É com um enorme orgulho que a Marca recebe o ‘Grande Prémio da Mobilidade em Cidade’, um tema que é um verdadeiro desafio para o futuro da Citroën”, refere Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën. “Ao longo de 100 anos, a Marca mostrou sempre capacidades de inovação e criatividade para democratizar a liberdade de movimentos, com modelos como, por exemplo, o 2 CV. Através do Ami One Concept, a Citroën imagina uma solução de mobilidade urbana, acessível a todos: compacta, segura, 100% elétrica, acessível e digital, uma verdadeira rotura na mobilidade urbana. Esta ideia fantástica não é um simples exercício, é algo que terá uma sequência muito em breve“, sublinha o responsável.
Ami One Concept
O Ami One Concept foi projetado para revelar a visão desinibida da mobilidade urbana da Citroën e que permite responder às novas utilizações e aos desafios da transição energética. Objeto de rotura, moderno e protetor, ultracompacto e elétrico, o Ami One Concept possibilita a movimentação total de duas pessoas em ambiente urbano. Além do objeto de mobilidade, este protótipo traduz uma nova experiência de cliente que foi pensada para pôr o digital no centro de uma experiência de mobilidade mais acessível, fácil e serena. O Ami One Concept está acessível a todos (não é necessária carta de condução), adaptado a todos (uma experiência à la carte, de cinco minutos a cinco anos, adaptado apenas às necessidades imediatas), e gerido através de uma app móvel dedicada.
19_19 Concept
O 19_19 Concept, por sua vez, consiste na visão de ultra-conforto e de mobilidade extra-urbana da Citroën. A marca francesa sublinha que se trata de um “objeto aerodinâmico e tecnológico de proporções extraordinárias”, dotado de linhas inspiradas na aeronáutica. O habitáculo foi concebido como uma sala de estar, em termos de arquitetura e materiais, envolvendo cada ocupante como um casulo.
Este protótipo da Citroën dispõe de uma cadeia de tração elétrica e oferece uma autonomia de até 800 quilómetros. Fruto das suspensões com batentes hidráulicos progressivos, associadas a uma pilotagem ativa inteligente, é apelidado pela marca como um “tapete voador”. Este veículo está dotado de tecnologias de condução autónoma e um assistente pessoal proativo, que interage espontaneamente com os passageiros, para proporcionar uma nova experiência de viagem.