Gestos, manias, erros… todos nós já cometemos algum, mesmo que de forma inconsciente, enquanto conduzimos. Na verdade, estes erros podem sair-nos caros, uma vez que todos estão associados a uma sanção correspondente.
A condução não é alheia a vícios, manias e erros (muitos realizados de forma inconsciente) que todos fazemos. Independentemente da sua natureza ser ou não inofensiva, a sua realização pode constituir um perigo para o resto dos utilizadores da via e por isso, são estabelecidos diferentes tipos de sanções em função da gravidade do mesmo.
Ler também: Denunciar infrações de outros condutores e ganhar dinheiro? Já é possível
De acordo com um estudo espanhol, existem nove erros que são comuns serem feitos ao volante. Alguns soar-lhe-ão habituais, mas outros podem não ser e até podem estar a ser feitos sem que nos demos conta. Por isso, esta lista vai ajudá-lo a evitá-los.
Ler também: Jeep volta a realizar mais um restyling ao Wrangler… que está mais moderno
Os 9 erros mais comuns ao volante
– Conduzir com roupa desadequada ou de chinelos: Apesar do código da estrada não estabelecer uma vestimenta para se realizar a condução, contudo e de acordo com o artigo 11 nº2 do código da estrada, “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. Logo, importa que o tipo de calçado e de vestuário utilizados (ou à sua falta) não se traduzam num entrave para a condução e a verdade é que certos tipos de chinelos ou de roupa possuem características que podem retirar ou limitar a capacidade para utilizar convenientemente os pedais do veículo.”