A Ferrari é uma das marcas mais icónicas e desejadas do mundo automobilístico, com uma história de inovação e design de classe mundial que se estende por décadas.
Ao longo dos anos, a empresa produziu muitos modelos exclusivos e raros, que são altamente valorizados pelos colecionadores de automóveis em todo o mundo. Neste artigo, e para vossa delícia, vamos apresentar dos Ferrari mais raros da história.
Ferrari 290 MM
O Ferrari 290 MM é um modelo altamente exclusivo do qual apenas quatro unidades foram produzidas, entre 1956 e 1957. Projetado pelo lendário designer de automóveis, Sergio Scaglietti, o carro foi construído para corridas de resistência de longa distância e apresenta um motor V12 de 3,5 litros que produz uma potência de cerca de 320 CV.
Ferrari 365 GTB/4 Daytona Shooting Brake
O Ferrari 365 GTB/4 Daytona Shooting Brake é mais um modelo bastante raro que foi construído em 1972 por um preparador especializado. Apenas dois exemplares foram produzidos, sendo estes caracterizados por uma carroçaria de estilo shooting brake, que oferece uma maior capacidade de bagagem e um design arrojado e exclusivo.
Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione
O Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione é também um dos modelos mais exclusivos da marca do cavalo empinado, do qual foram fabricadas apenas nove unidades, entre 1959 e 1960. Projetado para corridas de resistência de longa distância, o carro apresenta um motor V12 de 3,0 litros que produz uma potência de cerca de 280 cavalos, o que o torna um carro altamente valorizado tanto pelo seu desempenho como pela sua raridade.
Ferrari F50 GT1
O Ferrari F50 GT1 é um modelo que foi construído em 1996 para competir no Campeonato Mundial de GT. Apenas três exemplares foram produzidos, tornando-o um dos modelos mais raros da marca. Adorna carroçaria aerodinâmica fabricada em fibra de carbono e alberga debaixo do capô um motor V12 de 4,7 litros que dispara 750 cavalos. Para além disso, dispõe ainda de um sistema de suspensão ajustável.
Ferrari 250 GT SWB Breadvan
O Ferrari 250 GT SWB Breadvan é possivelmente o modelo mais exclusivo da marca italiana, que foi construído em 1962 para competir nas 24 Horas de Le Mans. Apenas um exemplar foi produzido. O modelo em particular, é caracterizado por uma carroçaria de estilo pão-de-forma, que oferece uma maior eficiência aerodinâmica e um design exclusivo.
Texto: Nuno Freitas Farias