fbpx




O cinema tem o poder de transformar objetos comuns em ícones culturais. Entre estes, os carros ocupam um lugar de destaque, tornando-se muitas vezes tão clássicos e icónicos quanto os próprios protagonistas dos filmes que os conduzem nos grandes ecrãs. Neste artigo, irá descobrir a inspiração de alguns dos mais famosos carros do cinema clássico e compará-los com os seus modelos na vida real.

DeLorean DMC-12 – “Regresso ao Futuro 1985”

 O DeLorean DMC-12 conquistou o estatuto de lenda graças ao seu papel no filme “Regresso ao Futuro”. Com as suas portas em forma de asa-de-gaivota e design futurista, este carro tornou-se sinónimo de viagem no tempo no imaginário popular. Na vida real, o DeLorean era conhecido pela sua carroçaria em aço inoxidável e pelo seu desempenho modesto, algo que contrasta com as proezas vistas no cinema.
No filme, Micheal J. Fox (Michael McFly) utiliza o carro para viajar no tempo à velocidade da luz, mas na vida real o DeLorean possuía um motor humilde.
Tratava-se de um francês que era frequentemente visto como um dos seus aspetos menos impressionantes. Desenvolvido em conjunto pela Renault, Peugeot e, posteriormente, Volvo, o motor foi produzido em Douvrin, em França, era um V6 de 2.8 litros, feito de alumínio, oferecia uma potência de 132 CV, uma performance que muitos consideravam fraquíssima para o tipo de veículo que deixava transparecer.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade