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15 modelos que vão desaparecer em 2024

Os modelos que pode ver neste artigo, acompanharam-nos ao longo destes últimos anos e transformaram-se em autênticos mitos sobre rodas, mas agora chegou o momento da despedida. Ou porque é tempo de uma nova geração ou porque a eletrificação se impõe, mas estes modelos vão passar à história em 2023.

Agora que chegamos quase a metade de 2023, muitos construtores começam a lançar novas propostas para 2024, o que significa que a porta vai-se fechando para outros modelos que não chegarão a ver o próximo ano.
Marcas como a Audi e a Mercedes-Benz despedem-se em 2023 de vários modelos enquanto preparam a chegada de novos produtos, construtores americanos como a Chrysler ou a Dodge, têm pelos menos um modelo que está prestes a dizer adeus, e háoutros construtores preparam-se para a chegada de modelos elétricos. Até mesmo alguns superdesportivos vão deixar de ver a luz solar em 2024, destinados a serem substituídos por outros mais potentes.

Audi R8
Depois de 16 anos e duas gerações, o super desportivo à prova de fogo da Audi está a chegar ao fim da linha. Com a gerçaão de 2023, o GT RWD anunciado para os EUA, a produção do R8 termina oficialmente.

Audi TT
25 anos depois de ter sido lançado no mercado, outro Audi vai dizer-nos adeus e chama-se TT. O icónico desportivo sobreviveu duas décadas e meia antes que o seu construtor tivesse tomado a decisão de abandonar a sua produção. Os compradores do Reino Unido terão para comprar um modelo “Final Edition” em 2023, enquanto o RS Heritage Edition, apresentado no ano passado, será o último lançado nos EUA.



Chrysler 300
A Chrysler vai lançar uns milhares de exemplares desta sua popular berlina em 2023. Serão disponibilizadas 2300 unidades para clientes durante este ano, nas variantes V8 e V6. O “muscle car” prepara-se para chegar ao final de carreria depois de ter estado 18 anos em comercialização. Foi lançado em 2005.



Dodge Challenger
De forma relutante, é assim que a Dodge se está a despedir do Challenger, à medida que o construtor americano avança para a eletrificação, mais concretamente com a chegada do novo Charger Dayton SRT EV. Assim, em jeito de despedida, a Dodge lançou vários Challenger edição especial “Last Call”, incluindo o Demon 170 com 1025 CV e com aceleração dos 0 aos 96 km/h em 1,7 segundos.


Dodge Charger
Tal como o Challenger, a Dodge também se vai despedir do Charger. Desde o seu lançamento, em 2006, esta berlina tem sido peça chave na gama Dodge, com algumas versões realmente assombrosas como o Scat Pack, o Helcat ou o Hellcat Redeye, tudo nesta bem sucedida carreira de 17 anos.

Dodge Hellcate Models
Mas não são apenas os nomes Challenger e Charger a dizer-nos adeus em 2023. A marca também se encontra a preparar a saída de cena da gama Hellcat. Os rumores indicam que o último motor Hellcat vai ser produzido no final deste ano com o icónico motor V8 sobrealimentado.



Ferrari Portofino M
Também diremos “Arrivederci” ao encantador Ferrari Portofino M, até porque vai ser substituído pelo Roma Spider em 2024. O Roma Spider conta com um motor V8 de 3,9 litros com dois turbos que lhe permitem chegar aos 612 CV. Propõe uma capota em lona, ao contrário da capota rigída que se pode abrir do Portofino. A capota em lona permite poupar no peso.

Ford Fiesta
Ainda que o Fiesta não se venda nos EUA, a sétima geração do modelo vende-se desde 2019 na Europa, mas agora está a dizer adeus. A Ford planeia a sua substituição por uma versão totalmente elétrica do Puma, e espera-se que as últimas unidade do Fiesta saiam da fábrica alemã onde é produzido já em junho deste ano.

Kia Stinger
Apesar dos rumores que anunciavam a produção do Kia Stinger interrompida antes deste ano, a berlina desportiva da marca coreana vai ficar mais tempo no mercado. A produção termina em 2024. Como despedida para o Stinger, a Kia apresentou uma versão Tribute Edition, com pintura mate e novas jantes de 19″. Estãp apenas previstas 1000 unidades para todo o mundo deste última série.

McLaren 720S
A McLaren já fechou a porta ao 720S e a produção chegou ao final de forma silenciosa no ano passado. Mas o construtor de superdesportivos já tem um sucessor a caminho chamado 750S, que já está esgotado até final do próximo ano. Segundo dizem, o 750S terá 740 CV e poderá ser mostrado até final do mês que vem.



Mercedes-Benz Classe C Cabriolet
A Mercedes-Benz está a reduzir a sua gama de forma fulminante. No ano passado despediu-se do Classe CLS e o seguinte é o C Cabriolet. Os rumores dize que a produção vai cessar algures entre 2023 e 2024, mas significa que não vai sobreviver depois de 2024.

Mercedes-Benz Classe S Coupé
O Classe C Cabrio não vai ser a única versão a despedir-se da gama Mercedes. A marca alemã também planeia terminar o Classe S Cabrio ao mesmo tempo, deixando apenas a berlina da gama para um futuro mais imediato.

Mercedes-Benz Classe E Cabriolet
Vai seguir os passos do C e do S Cabrio, logo vai dizer-nos adeus outro descapotável, o E. A produção está agendada para terminar algures entre este e o próximo ano.



Mercedes-Benz Classe E Coupé
Mais um Mercedes a despedir-se. Depois dos Cabrios, é a vez da marca alemã mandar embora o Classe E Coupé, também entre 2023 e 2024. Isto significa que o AM GT atualizado, quando for lançado, será o único verdadeiro coupé da marca, isto sem contar com os coupé de quatro portas, que a Mercedes também tem.

Nissan Maxima
O Maxima da Nissan chegará ao término da sua produção antes do final deste ano. Dizia-se que a marca japonesa substituiria o Maxima por um elétrico no final do ano passado, mas a marca vai optar por estrear uma nova berlina elétrica que “matará” o Maxima antes do final de 2024.

 

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