Revistacarros

100 carros anfíbios deslizam pelos canais de Amsterdão

Um colorido desfile de carros anfíbios deslizou pelos canais de Amesterdão na quinta-feira, mas foi a última vez que o evento se realizou na cidade, pelo menos até as baterias dos veículos elétricos ficarem mais leves.

A partir de 2025, o acesso às vias navegáveis da cidade será restringido a embarcações e veículos sem emissões, um padrão demasiado elevado para os carros anfíbios devido ao peso das baterias elétricas. “Este ano é a última vez, porque Amesterdão vai introduzir novas regras”, disse o holandês Roy Bolks, organizador do desfile anual de carros anfíbios que todos os anos percorre vários países.
O evento de vários dias começou na segunda-feira em Amesterdão e levou os carros anfíbios às cidades de Monnickendam e Utrecht antes de terminar em Amesterdão na quinta-feira.


“Toda a gente tem de pensar no ambiente e nós compreendemos isso, mas é uma pena que não possamos facilmente tornar estes carros eléctricos… Por isso, vamos aproveitar esta última vez”, disse o participante holandês Onno den Boer.
Normalmente, o evento atrai cerca de 80 participantes, mas este ano 100 entusiastas de carros anfíbios juntaram-se ao desfile. “E isso é só porque estabelecemos um limite. Criámos uma lista de espera”, disse Bolks.

Os veículos anfíbios elétricos são raros, mas Bolks disse conhecer dois, acrescentando: “Não são fáceis de navegar porque a bateria é demasiado grande. O veículo torna-se demasiado pesado”. Acrescentou que os carros invulgares poderiam voltar a Amesterdão se a tecnologia melhorasse para eles, embora não tenha conhecimento de tal investigação.
O desfile teve lugar pela primeira vez em 1987 e foi organizado por Amesterdão quatro vezes. A nova legislação não se aplica a todo o país, pelo que o desfile pode continuar a realizar-se nos Países Baixos. “Dentro de alguns anos, o desfile terá lugar na Frísia; é muito bonito lá”, disse Bolks.
No próximo ano, o desfile terá lugar na Bélgica, perto de Gent.

Exit mobile version