Algumas foram realmente importantes em décadas que já lá vão, mas quais são as marcas que se lembra que desapareceram recentemente?
A economia flutua periodicamente e, em alturas mais conturbadas, alguns construtores não conseguiram superar os péssimos resultados financeiros. Nesta lista, vamos passar a pente fino 10 marcas de automóveis que já desapareceram ou que estiveram desaparecidas por algum tempo e… podem estar de volta. Todas foram conhecidas e algumas lançaram modelos muito importantes.
Faça um exercício de memória. De quantas marcas de automóveis se lembra e que já lá vão? Muitas desta lista “acabaram” há relativamente pouco tempo, por isso deve-se lembrar bem de quase todas.
Austin (1905-1994)
A marca britânica caraterizou-se pela criação de modelos distintos e elegantes. O ponto de inflexão na sua história chegou depois da Segunda Guerra Mundial, em 1952, quando se fundiu com a Morris, criando-se a empresa BMC (British Motor Corporation).
Em 1987, os Austin deixaram de ser vendidos sob a sua marca e passou a fazer parte da BMW, todavia não teve a mesma sorte da Mini.
Daewoo (1978-1999)
Construtora de automóveis práticos e económicos, a marca sul coreana declarou falência em 1999, depois de uma grave criase financeira no seu país de origem, que teve início em 1997.
Esta circunstância foi aproveitada pela General Motors para comprar a empresa e a partir daí integrar alguns dos seus modelos dentro da marca Chevrolet para os vender na Europa e não só. Falamos de modelos como o Lacetti, o Matiz, o Kalos ou o Nubira.
Galloper (1991-2003)
A história da Galloper é muito curiosa, já que pertencia ao Grupo Hyundai, mas vendia modelos feitos com base na primeira geração do Mitsubishi Pajero, já “reformado” na época pela mar3ca dos três diamantes.
Os seus principais argumentos de compra foram a robustez dos modelos e os preços competitivos.
Hummer (1992-2010)
A Guerra do Golfo, no início dos anos 90 do século passado, construíram a fama dos Humvee, cujos modelos de estrada começaram a ser altamente procurados um pouco por todo o mundo. O início de vendas coincidiu com uma época de bonança económica, mas a General Motors, a dona da marca, não a conseguiu sustentar quando os Hummer passaram de moda e a situação financeira global contraíu-se no final da primeira década do século 21.
A boa notícia? Sob o comando da GMC, o Hummer voltou à vida, ainda que tivesse de se adaptar aos tempos modernos, logo sob a forma de uma nova pick-up elétrica com 1000 CV.
Infiniti (1988-2020)
A marca de luxo da Nissan não desapareceu definitivamente, mas acabou por abandonar todos os mercados europeus no início de 2020. Antes de o fazer, a marca tranquilizou os seus clientes, implementando um plano de transição personalizado para os serviços de manutenção e reparação em garantia.
Lancia (1906-2017)
Este é maisu m exemplo curiosos, como uma marca pode desaparecer sem, no fundo, o fazer. Tal como a Infiniti, este não é um caso de saída absoluta do mercado, até porque o modelo Ypsilon continua a ser vendido em Itália e com enorme sucesso.
E agora, a partir de 2023, dentro da nova estratégia da Stellantis, a Lancia vai regressar aos mercados europeus, precisamente com uma nova gerçaão do Ypsilon. A Lancia será uma marca premium com modelos totalmente eletrificados e sem SUV. A gama completa vai incluir um novo Delta e um novo topo de gama.
Pontiac (1926-2010)
Tal como a Hummer, outra marca da General Motors que não conseguiu sobreviver àa crise financeira despoletada pelo Lehman Brother, foi a Pontiac, especialista em criar desportivos acessíveis.
O seu modelo mais conhecido foi o Trans Am Firebird. Se não sabe do que se trata, basta falar-lhe no famoso KITT e de Michael Knight, que saberá de imediato de que carro se trata.
Rover (1896-2005)
Se se lembra da história da Austin, algo semelhante aconteceu com a Rover. Esta marca britânica também chegou às mãos do Grupo BMW, mas mesmo assim não sobreviveu.
O 3500, Carros do Ano na Europa em 1977, foi um dos seus modelos mais famosos, tal como o 25 ou o 45 ou ainda o 414, 0 214 e o 114…
Saab (1937-2012)
Tal como a Hummer ou a Pontiac, a marca sueca é outro exemplo da época mais complicada da General Motors. A multinacional norte-americana vendeu a Saab em 2010 à neerlandesa Spyker Cars que, por sua vez, revendeu-a em 2012, ao consórcio chinês National Electric Vehicle Sweden. Desde então, a empresa asiática tem realizado várias parcerias e tem a intenção de lançar um 9-3 elétrico na China, mas já não se vai chamar Saab.
Talbot (1903-1986)
Muitos de nós conhecem esta marca britânica emaranhada dentro da Peugeot, desde o ano de 1978. O Horizon foi um modelo muito apreciado que foi substituído pelo Peugeot 309 em 1985. A nova geração ia chamar-se Talbot Arizona, mas não aconteceu desta forma… aconteceu sim o fim da marca.