O mundo automóvel está em constante evolução, com os construtores à procura de inovação e de se destacarem da concorrência.
No entanto, por vezes, as inovações podem ser um pouco estranhas e deixar as pessoas sem entender o propósito. Se há cerca de duas semana lhe demos a conhecer 10 modelos de automóveis que não deviam ter visto a luz do dia, os nossos leitores pediram-nos mais, até porque há mais. Esta indústria é pródiga em sucessos e em fracassos. Aqui ficam mais dez “fracassos” pelo facto de serem estranhos, ainda que alguns tenham vendido relativamente bem
Reliant Robin – Um carro de três rodas produzido pela Reliant Motor Company de 1973 a 2002. Embora seja um ícone da cultura pop britânica, é mais conhecido pela sua estabilidade (ou extrema falta dela) e facilidade de em capotar… Há uma famoso episódio do Top Gear no qual Jeremy Clarkson vive grande aventura ao volante de um. Vamos recordá-lo?
Peel P50 – Este é o carro de produção em massa mais pequeno alguma vez fabricado, com apenas um assento e três rodas. Produzido pela Peel Engineering Company de 1962 a 1965, este carro é tão pequeno que pode ser estacionado em qualquer lugar, incluindo em elevadores!
Ford Nucleon – Este conceito foi apresentado pela Ford Motor Company em 1958 e seria movido a energia nuclear. Embora nunca tenha sido produzido, o conceito era para um carro que poderia percorrer até 8.000 quilómetros sem precisar de ser reabastecido.
Amphicar – O Amphicar é um carro anfíbio que foi produzido de 1961 a 1968 e é conhecido por ser igualmente eficiente na terra e na água. Embora a ideia de um carro anfíbio seja interessante, a verdade é que não é muito eficiente em nenhuma das duas superfícies, pelo que acaba por se tornar, no mínimo, inútil.
Messerschmitt KR200 – Este carro de três rodas foi produzido pela Messerschmitt de 1955 a 1964. É conhecido pelo seu design incomum, com a porta de entrada na frente do carro e a porta de saída na parte de trás.
Ford Edsel – O Edsel foi produzido pela Ford Motor Company de 1958 a 1960 e é conhecido por ser um dos maiores fracassos na história da indústria automóvel. O carro foi lançado com grande alarido, mas os consumidores não se interessaram pelo seu design estranho.
Citroen DS – Produzido pela Citroen de 1955 a 1975, o DS conhecido por seu design futurista. No entanto, o carro era muito complexo e caro para ser produzido em massa e não alcançou o sucesso que a marca ambicionava.
Sinclair C5 – Este veículo elétrico foi produzido pela Sinclair Vehicles em 1985 e é relembrado mundialmente por ter sido um fracasso comercial. Embora tenha sido projetado como um meio de transporte pessoal, urbano e ecológico, o carro tinha uma velocidade máxima extremamente baixa e o design deixa também imenso a desejar
Fiat Multipla – Produzido pela Fiat de 1998 a 2010 o Multipla apresenta um design, no mínimo, pouco atraente. Embora tenha espaço suficiente para seis passageiros, o design estranho do carro fez com que se torna-se extremamente impopular entre os consumidores.
BMW Isetta – Este carro foi produzido pela BMW de 1955 a 1962 e é reconhecido por empregar um design incomum, com uma única porta na frente do carro. Embora tenha sido relativamente popular na Europa (dentro do que se poderia esperar), o carro não teve sucesso noutras regiões, nomeadamente nos Estados Unidos.