Revistacarros

10 automóveis que não viram a luz do dia

Nem todos os automóveis desvendados pelas marcas de automóveis fazem sucesso ou são até mesmo vendidos.

Aqui ficam dez exemplos de modelos desenvolvidos e apresentados ao mundo automóvel mas que acabaram por nunca ser produzidos em larga escala ou alguns nem saíram do papel.

Buick Y-Job

O Buick Y-Job foi criado em 1938 por Harley J. Earl, um dos designers de automóveis mais influentes da história, e foi o primeiro concept car da indústria automóvel americana, tendo o seu design revolucionário inspirado muitos modelos futuros. O Y-Job apresentava um estilo futurista, com linhas suaves e arredondadas e uma carroçaria em formato de “lágrima”. Para além disso, o Y-Job também introduziu recursos inovadores, como faróis embutidos, uma grelha frontal cromada e vidros elétricos.

Buckminster Fuller’s Dymaxion

O Dymaxion, criado por Buckminster Fuller em 1933, é um carro experimental com um design aerodinâmico e futurista, que se assemelha a um dirigível terrestre. O Dymaxion também apresenta outras características inovadoras, como uma carroçaria leve feita de alumínio e vidro. Como se não bastasse, a insanidade continua, já que o Dymaxion faz uso de apenas três rodas, com uma única roda na parte traseira.

Fuller projetou este modelo com a ideia de que seria um veículo de transporte universal, capaz de transportar pessoas, bens e mercadorias com eficiência e rapidez. Para além disso, também imaginou que o Dymaxion poderia ser usado como um avião, com a capacidade de decolar e aterrar verticalmente.

GM Firebird

Inspirado pelas recentes inovações na aviação e nas viagens espaciais, a General Motors revelou o primeiro dos três protótipos do Firebird em 1953. O protótipo, movido por uma turbina a gás e mais parecido com um foguete sobre rodas do que propriamente com um carro – graças às suas asas e barbatanas – o Firebird pode ser considerado o modelo padrão para a maioria dos carros americanos dos anos do Rock ‘n’ Roll.

Alfa Romeo B.A.T. 7

O Alfa Romeo B.A.T. 7 é um carro desportivo que foi imaginado pelo estúdio de design Bertone e lançado em 1954. B.A.T. significa “Berlinetta Aerodinamica Tecnica”, e o número 7 indica que é o sétimo modelo da série. O B.A.T. 7 é conhecido pela sua aparência distinta e aerodinâmica, com carroçaria em forma de lágrima, cauda pontiaguda e asas traseiras proeminentes.

Foi criado como um exercício de design para explorar o potencial aerodinâmico de um carro desportivo. Era baseado no chassis do Alfa Romeo 1900 e apresentava um motor de quatro cilindros em linha de 2,0 litros, capaz de produzir 115 CV. Com uma velocidade máxima de cerca de 200 km/h, o B.A.T. 7 era um dos carros mais rápidos da época.

Lamborghini Marzal

O Lamborghini Marzal é um carro desportivo lendário produzido pela marca italiana em 1967. Projetado por Marcello Gandini, o Marzal apresentava um design futurista, com portas “gullwing“ de abertura na vertical, um telhado de vidro em forma de cúpula e um motor de seis cilindros em linha. O Marzal foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1967 e rapidamente se tornou um sucesso entre os entusiastas de automóveis. Embora nunca tenha sido produzido em massa, serviu como inspiração a vários outros modelos da Lamborghini, incluindo o lendário Counta

Ferrari Modulo

O Ferrari Modulo tratou-se de um conceito criado pela Ferrari em 1970. Imaginado pelo ilustre designer italiano Paolo Martin, o Modulo é considerado uma obra-prima do design automóvel. O carro é extremamente baixo, com apenas 94 centímetros de altura, e apresenta portas que se abrem na vertical, como asas. A carroçaria é coberta por uma tampa de vidro que se estende até ao para-brisas, criando uma aparência única e futurista. Um motor V12 dá vida ao Modulo que se presume que possa atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.

Maserati Boomerang

O Boomerang foi projetado por Giorgetto Giugiaro e construído pela empresa italiana de automóveis Maserati em 1972. Com um design futurista e arrojado, o Boomerang é um dos automóveis mais icónicos da história. É caraterizado por linhas afiladas e angulares, criando uma aparência única e distinta. As portas deslizantes são abertas na vertical, complementando a estética vangiardista do veículo. Em adição, o Boomerang é um carro extremamente baixo, medindo apenas 1,07 metros de altura, e contava um motor V8 de 4,7 litros que debitava 310 CV.

Audi Avus

O Audi Avus foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1991. Projetado por J Mays e Freeman Thomas, o Avus era uma expressão futurista da visão de design da marca alemã para tempos vindouros. O Avus apresentava um corpo em alumínio polido, que refletia a luz de forma impressionante e que acabava por criar uma aparência única. O Avus também conta com portas verticais, permitindo um acesso mais fácil ao cockpit. Debaixo do capô encontrava-se um V12 de 6 litros que dispara 509 CV. Com uma estrutura de alumínio e fibra de carbono, o Avus é leve e rápido, com uma velocidade máxima de 340 km/h.

Ford 021C

O Ford 021C é um protótipo apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra em 1999. Projetado por Marc Newson, o carro apresenta um design futurista e minimalista, com linhas suaves e elegantes. O corpo do 021C é feito em fibra de vidro e alumínio, e apresenta portas que abrem na direção oposta, permitindo um acesso facilitado ao interior, onde a visão minimalista se expande. Com controlos simples e um ecrã de computador que controla vários aspetos do carro, o 021C demarca-se como um dos automóveis que iniciou a debandada tecnológica dos dias de hoje.

United Nude Low Res Car

United Nude Low Res Car é um protótipo impressionante que se particulariza pela sua aparência futurística e design inovador. Desenvolvido pela marca de calçados United Nude em colaboração com o arquiteto britânico Norman Foster, é inspirado nas formas geométricas complexas e em tecnologia de ponta.
O design do Low Res Car é baseado num modelo tridimensional de polígonos, o que lhe confere uma aparência única e angular. Além disso, é feito de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e alumínio, o que o torna mais eficiente em termos de consumo e desempenho.

Exit mobile version