Revistacarros

10.000 Toyota elétricos encomendados numa 1 hora… na China. Mas porquê?

A Toyota intensifica a sua ofensiva no mercado chinês dos veículos elétricos com o bZ3X, um SUV totalmente elétrico concebido para responder às expetativas locais.

Este modelo insere-se na estratégia “Beyond Zero” do construtor, que visa oferecer soluções de mobilidade limpas e inovadoras. O Toyota bZ3X é baseado na plataforma e-TNGA, desenvolvida em colaboração com a GAC. Este SUV utiliza uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 50,03 kWh, que oferece uma maior durabilidade e um carregamento otimizado.

Estão disponíveis duas opções de motor: uma versão de 150 kW (204 CV) e uma versão mais potente de 165 kW (224 CV). Este SUV elétrico mede 4.600 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.645 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.765 mm, confirmando a sua vocação familiar. A massa declarada é de cerca de 1835 kg.

A autonomia é estimada em 430 km de acordo com o ciclo CLTC, ou entre 350 e 400 km de acordo com o WLTP. O design do bZ3X carateriza-se por um estilo dinâmico, linhas simples e um tejadilho flutuante, típico dos SUV modernos. A sua aerodinâmica foi optimizada para melhorar a eficiência do combustível e proporcionar uma maior autonomia.

O interior do bZ3X está repleto de tecnologia, incluindo um ecrã tátil central de 14,6 polegadas, um painel de instrumentos digital e um sistema avançado de assistência ao condutor. O habitáculo é espaçoso e flexível, com bancos ajustáveis, um teto panorâmico e uma interface intuitiva baseada em inteligência artificial para aumentar o conforto de condução.

Os preços do Toyota bZ3X começam nos 119.800 yuan (cerca de 15.250 euros) para a versão de entrada de gama. As versões mais equipadas e potentes têm um preço superior a 159 800 yuan (cerca de 20 350 euros), consoante as opções escolhidas. Este posicionamento de preços permite à Toyota competir com fabricantes chineses como a BYD e a Nio, líderes no mercado local de veículos elétricos.

Exit mobile version