Revistacarros

1 em cada 4 veículos roubados no Japão é um Land Cruiser

A Toyota está habituada a marcar a sua posição nas tabelas de classificação de veículos, quer se trate de vendas totais, fiabilidade ou do número de anos que um modelo sobreviverá antes de sucumbir.

E, esta semana, o fabricante de automóveis dominou de forma tão abrangente uma tabela que ficou com cada um dos 10 lugares. Mas, nesta ocasião, a Toyota não vai festejar, porque a lista é a dos veículos mais roubados no Japão.

A Associação Geral de Seguros do Japão tem vindo a recolher dados sobre os roubos de automóveis todos os anos desde 2000 e, entre si, a Toyota e a Lexus ocuparam os primeiros 10 lugares no estudo de 2024. Mas há um modelo de que os ladrões não se fartam.

Esse modelo é o Land Cruiser (e Prado), que liderou a tabela pelo quarto ano consecutivo, embora as incidências de roubo tenham aumentado significativamente nos 12 meses até ao final de dezembro. Enquanto os Land Cruisers foram responsáveis por 14,7 em cada 100 veículos roubados na tabela de 2023, o número saltou para 27,5 em 2024. Isto significa que mais de um em cada quatro carros roubados era um Land Cruiser.

Os primeiros quatro veículos da lista mantiveram a sua posição em relação ao estudo anterior. Depois do Land Cruiser vieram o monovolume Alphard, o Prius e o Lexus LX (um Land Cruiser mais elegante), todos eles responsáveis por percentagens muito menores de furto de veículos do que o grande SUV da Toyota.

Um outro Lexus, o RX, ocupa o quinto lugar, seguido do Toyota Crown, dos monovolumes Hiace e Velfire, do Lexus LS sedan e do monovolume Toyota Voxy. Mas o número de casos de furto neste extremo da tabela parece minúsculo quando comparado com os do topo. Quase 670 Land Cruisers foram roubados (em comparação com 383 em 2023) contra apenas 21 Voxys. A epidemia de roubo de Land Cruiser ajudou a aumentar o número total de roubos de veículos para 2.499.

Os pagamentos médios das seguradoras também aumentaram cerca de 20 por cento para ¥ 2.815.000 ($ 18.700), tendo permanecido razoavelmente nivelados entre 2022 e 2023. E o lugar onde é mais provável que um carro seja roubado? É a província de Aichi, que foi responsável por mais de um quinto de todos os roubos e não é, definitivamente, o melhor local para quem está a pensar comprar um Land Cruiser.

 

Exit mobile version