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Portugal e Turquia cruzam-se hoje em duelo na fase de grupos do Euro’2024. Mas, se o assunto fosse automóveis, quem levaria a melhor?

A portuguesa Adamastor espera colocar o Furia no mapa dos automóveis mais exclusivos e cobiçados do mundo. Na Turquia, a fabricante TOGG tem o projeto de um elétrico nacional, com aspirações à conquista dos principais mercados na Europa. 

Dizemos-lhe o que trazem para “campo” Portugal e Turquia:

Adamastor Furia é o novo superdesportivo “Made in Portugal”

É português e quer fazer frente a alguns dos superdesportivos mais rápidos do planeta. O Adamastor Furia, o primeiro superdesportivo português da história, vai ser vendido numa versão de estrada e uma opção de pista. Não admira, portanto, que anuncie uma produção de apenas 60 unidades do Furia, ao ritmo de 25 unidades por ano.

Resultado de um investimento de 17 milhões de euros em Portugal, o Adamastor Furia vai ser produzido em Perafita (Matosinhos), sendo que o plano de negócios da Adamastor prevê entregar já em 2025 dois carros de estrada e outros dois em versão de competição.

 

A versão de estrada agora apresentada do Furia destaca-se por assentar num chassis monocoque integralmente construído em fibra de carbono. A elevada rigidez estrutural e leveza do chassis foi uma das maiores preocupações da equipa de desenvolvimento que, apesar de tudo, acabou por fazer da aerodinâmica o pilar central de todo o projeto.

E o resultado de todo este trabalho não deixa grande margem para dúvidas: o Furia Road declara 1000 kg de downforce a 250 km/h, enquanto a versão Race eleva a fasquia até aos 1800 kg à mesma velocidade — muito mais que o seu peso. Para dar vida à aerodinâmica, a Adamastor recorreu a um motor V6 biturbo de 3,5 litros fornecido pela Ford Performance. Ainda não há números exatos, mas são anunciados mais de 650 CV de potência e mais de 571 Nm de binário máximo.

0 a 100 km/h em 3,5 s

No entanto, já foram divulgados alguns números de aceleração: 0 aos 100 km/h em cerca de 3,5s e dos 0 aos 200 km/h em cerca de 10,2s, ao mesmo tempo que anuncia uma velocidade máxima superior a 300 km/h.

Também impressionante é o preço, que está fixado nos 1,6 milhões de euros, antes de impostos em Portugal, o que atira o valor final deste modelo para perto dos dois milhões.

TOGG, a primeira marca turca de automóveis

Novo fastback turco 100% elétrico aponta à Europa

Depois de várias décadas a construir automóveis sob licença, em 2018 a Turquia passou oficialmente a figurar no mapa dos fabricantes, com o lançamento da TOGG, a primeira marca automóvel genuinamente turca. 

No lançamento, conduzido por Erdoğan, presidente da Turquia, anunciou-se uma gama de dois modelos 100% elétricos, o SUV T10X (já em comercialização com preços a partir de 40.000 €) e o recém-apresentado T10F, um fastback que a TOGG (acrónimo de Grupo de Empreendimentos Conjuntos de Automóveis da Turquia), pretende lançar também na Alemanha já no final de 2024. 

“O lançamento do T10F assinala um momento decisivo para a Togg, demonstrando o nosso empenho contínuo em transformar o panorama da mobilidade”, afirmou o CEO da empresa, Gürcan Karakaş, em comunicado.

O T10F conta com três variantes – duas de tração traseira e uma de tração integral. Os modelos com tração traseira proporcionam uma autonomia de 350 ou 600 quilómetros, enquanto a autonomia do modelo com tração integral é de 530 km (valores de testes efetuados pela marca com base nas normas WLTP).

Mais do que uma marca

“Até 2030, teremos um portfólio composto por um total de 5 carroçarias diferentes para atender às diferentes necessidades do mercado. O nosso projeto contribuirá com 50 mil milhões de euros para o nosso PIB e 7 mil milhões de euros para o nosso défice da balança corrente nos próximos 15 anos e proporcionará emprego a um total de 20 mil pessoas, 5 mil das quais serão empregadas diretamente pela Togg”, afirma Gürcan Karakaş.

“Quando nos propusemos a construir “mais que um carro”, tínhamos dois objetivos estratégicos. A primeira foi desenvolver uma marca de tecnologia de mobilidade competitiva globalmente, cuja propriedade intelectual pertence à Togg, a Türkiye. A segunda foi construir o núcleo de um ecossistema de mobilidade aberto e acessível para todos em torno do nosso dispositivo inteligente, plataforma de experiência digital e soluções de energia limpa, com o utilizador no centro (…) Arrancámos com um papel em branco, desenvolvemos protótipos e lançamos o nosso projeto em dezembro de 2019. Construímos a instalação mais limpa da Europa, o Togg Technology Campus, que está pronta para produção em massa desde 29 de outubro de 2022. Em termos de tecnologias de armazenamento de energia, estabelecemos a Siro Clean Energy Solutions com parceria de 50-50% com a Farasis e começou a investir-se em tecnologias de baterias, incluindo tecnologia de células. Com o Trugo Smart Charging, começamos a instalar 1.000 carregadores de alto desempenho em 81 cidades. Estamos também a preparar os nossos pontos de contacto físicos, bem como os nossos pontos de atendimento fixo e móvel onde os nossos utilizadores poderão viver a experiência Togg e que iremos gerir diretamente. Para uma experiência Togg completa e perfeita, estamos a estabelecer nossos pontos de contato físicos e pontos de serviço, incluindo nossos serviços móveis, que serão geridos diretamente pela Togg.”, acrescentou.

 

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