fbpx




Já passou um ano desde que a Porsche renovou o Cayenne de terceira geração, mas faltou-lhe renovar um membro crucial.

Agora, o Cayenne GTS de 2025 está de volta nas carroçarias standard e Coupé, com um V8 twin-turbo melhorado, uma configuração de suspensão mais reativa, elementos de design mais desportivos e uma série de caraterísticas de série adicionais.

Embora não seja tão potente como o Turbo S E-Hybrid ou tão orientado para as pistas como o Turbo GT, o GTS (Gran Turismo Sport) ocupa um lugar de destaque na gama Cayenne, combinando uma configuração orientada para o condutor com uma utilização prática no dia a dia.
O destaque da versão facelifted é o V8 twin-turbo de 4,0 litros amplamente atualizado, agora gerando 500 CV e 600 Nm de binário. Isto representa um aumento saudável de 40 CV e 40 Nm em relação ao Cayenne GTS, mantendo uma distância segura do Cayenne S, que utiliza uma variante de 474 CV do mesmo motor.

O V8 twin-turbo está exclusivamente associado a uma caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, que canaliza a potência para as quatro rodas através do sistema Porsche Traction Management (PTM). À semelhança do que acontece no Turbo GT, o sistema PTM possui um circuito de refrigeração separado, aumentando a durabilidade durante uma condução entusiasta.
O aumento de potência traduz-se em ligeiras melhorias no desempenho, com o Cayenne GTS a ser agora capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 275 km/h.

A suspensão pneumática de duas câmaras de série com amortecedores adaptativos tem uma configuração específica para o GTS, ficando 10 mm mais baixa em comparação com as versões normais. A manobrabilidade é ainda melhorada pelo aumento do ângulo de viragem negativo das rodas dianteiras, com rolamentos de pivô provenientes do Turbo GT. O sistema de estabilização ativa do rolamento (Porsche Dynamic Chassis Control) é opcional, mas o Porsche Torque Vectoring Plus está incluído de série.

Por último, um conjunto de jantes de liga leve RS Spyder Design de 21 polegadas com acabamento em antracite, juntamente com pinças de travão vermelhas, completam a estética exterior do Cayenne GTS. Para maior dinamismo, o Cayenne GTS Coupé inclui um spoiler traseiro adaptável. Além disso, os clientes podem optar por um dos três Pacotes Desportivos de Peso Leve, que reduzem o peso até 25 kg, melhorando ainda mais o desempenho.

Passando para o interior, a Porsche manteve uma quantidade generosa do material Race Tex para os estofos, combinado com pele e pespontos vermelhos. Tal como acontece com as restantes versões do Cayenne facelifted, o GTS apresenta um painel de instrumentos digital curvo atualizado, um novo ecrã de infoentretenimento e o ecrã opcional para o passageiro. Além disso, o sistema Bose Surround é oferecido de série, entre outras comodidades.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade