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A Mazda desvenda o novo CX-80, um SUV de até sete lugares que é o segundo dos dois novos modelos destinados à Europa integrados no grupo dos Large Products.

Passa a ser o automóvel mais espaçoso da gama europeia da marca e tornar-se-á no seu novo porta-estandarte nesta região.

Nesta mais recente evolução da abordagem única de design Kodo da Mazda, os designers concentraram-se na elegância e pureza de uma estética japonesa minimalista, assente na eliminação de todos os elementos desnecessários, subjacente à abordagem “hands-on”, única dos designers e mestres artesãos da Mazda, que visa a produção de automóveis que só poderiam ter sido “Crafted in Japan”.

Com quase cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos superior a três metros, o novo Mazda CX-80 é mais comprido, mais alto e tem uma distância entre eixos significativamente maior do que o popular CX-60. Dotado de uma terceira fila de bancos rebatíveis, o CX-80 poderá ter três configurações diferentes para a segunda fila, incluindo uma opção de dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila, ou combinados com uma também opcional consola central.

No lançamento, o Mazda CX-80 estará disponível com uma escolha de dois grupos motopropulsores: e-Skyactiv PHEV, que combina um bloco a gasolina de quatro cilindros e um motor eléctrico, oferecendo um desempenho envolvente e excelentes credenciais ambientais; e e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha, de elevada eficiência, integrando o sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda, que proporciona um valores excecionais em termos de performance, de emissões e de consumos de combustível para o segmento.

O sistema total inerente ao motor e-Skyactiv PHEV tem uma potência total de 327 cv/241 kW e 500 Nm de binário. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos, atinge uma velocidade máxima de 195 km/h e oferece 60 km de condução em modo 100% eléctrico. Com excelentes credenciais ambientais, apresenta um consumo médio de combustível WLTP de 1,6 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 36 g/km. Já o motor e-Skyactiv D gera 254 cv de potência, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingir-se uma velocidade máxima de 219 km/h. O consumo médio de combustível WLTP é de 5,7 a 5,8 l/100 km e as emissões de CO2 de 148 a 151 g/km.

Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ da Mazda. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro Modos de Condução (Modo EV adicional na versão PHEV), sistema já introduzido no Mazda CX-60.

A plataforma do CX-80 apresenta uma suspensão dianteira de duplo triângulo e uma suspensão traseira multi-link para assegurar elevados níveis de conforto de condução, uma postura estável e um controlo suave da carroçaria. O seu sistema de tração integral permanente, com predominância traseira, combina a estabilidade e a aderência com as características de neutralidade em curva de uma configuração de tração traseira. O novo Mazda CX-80 tem, também, uma impressionante capacidade de reboque, de 2.500 kg.

As pré-vendas do novo Mazda CX-80 irão arrancar em Maio, estando prevista a chegadas das primeiras unidades aos concessionários a partir do Outono de 2024. Os preços indicativos para aquisição do novo Mazda CX-80 em Portugal irão iniciar-se nos 63.304€ (nota: não inclui Despesas de Legalização e Transporte, nem Pintura Metalizada).

Ricardo Carvalho

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