fbpx




A Volkswagen revelou o Golf R e o Golf R Variant facelifted, após uma antevisão no início deste mês. Estes modelos combinam um desempenho acrescido com um estilo atualizado e novas tecnologias.

Tal como o Golf GTI, o Golf R topo de gama tem uma nova frente com faróis aerodinâmicos e um logótipo Volkswagen iluminado. A estes junta-se um novo para-choques, com um aspeto um pouco mais agressivo.
Continuando para trás, existem espelhos retrovisores cromados mate, saias laterais desportivas e jantes de 18 ou 19 polegadas. O modelo também tem novos faróis traseiros, bem como um difusor em preto brilhante e um sistema de escape de quatro tubos. A Volkswagen afirmou que o som deste último foi “desenvolvido para melhorar o feedback acústico e … a sensação de desporto motorizado do carro”.

Quem procura um aspeto mais desportivo podem optar pelas novas jantes de liga leve forjadas Warmenau de 19 polegadas, que pesam apenas 8 kg cada. Isto torna-as cerca de 20% mais leves do que as jantes tradicionais, o que ajuda a reduzir a massa não suspensa. Além disso, a Volkswagen afirmou que o seu design aberto ajuda a melhorar o arrefecimento dos travões.
Por falar em opções, o Golf R pode ser equipado com um escape de titânio Akrapovič, faróis de matriz LED IQ.LIGHT melhorados e novas luzes traseiras LED 3D com uma função de intermitência dinâmica. Os clientes também podem obter um Golf R Black Edition, que tem faróis escurecidos, logótipos escuros e uma variedade de componentes pretos, incluindo as jantes, pinças de travão e ponteiras de escape. O Black Edition também vem equipado de série com o pacote Performance.

As atualizações continuam no interior, uma vez que o Golf R tem um novo sistema de infoentretenimento de 12,9 polegadas. Para além de apresentar um ecrã maior, o sistema tem uma nova estrutura de menus e gráficos melhorados.
Mantendo os ecrãs, os condutores irão encontrar-se perante um painel de instrumentos digital “melhorado” de 10,2 polegadas. Este apresenta agora ecrãs de medidor G e de contador de voltas GPS para os modelos equipados com o pacote Performance.
Por outro lado, há uma série de outras alterações, incluindo controlos climáticos melhorados e um volante desportivo com botões “optimizados”. Os clientes encontrarão também um novo assistente de voz IDA, bem como acesso ao ChatGPT.

Para além das novas funcionalidades, o Golf R vem equipado com bancos desportivos e acabamentos em fibra de carbono falsa. Outros destaques incluem detalhes em azul, pedais em aço inoxidável e um sistema de iluminação ambiente de 30 cores.
A potência é fornecida por um motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros, que foi atualizado para produzir 333 CV e 420 Nm de binário. Isto representa um aumento de 13 CV e dá ao modelo a mesma potência que o Golf R 333 Limited Edition.

O motor está ligado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e a um sistema de tração integral 4MOTION com tecnologia de vectorização do binário. Isto permite que os modelos acelerem dos 0-62 mph (0-100 km/h) em apenas 4,6 segundos. Quando equipados com o pacote Performance, podem atingir uma velocidade máxima de até 167 mph (270 km/h). As vendas na Europa começam em junho.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade