fbpx




Cerca de nove meses após a apresentação do Audi Q8 facelift, foram adicionadas à gama duas versões emblemáticas. A primeira é o RS Q8 atualizado, enquanto que a nova versão da gama, situada acima deste, é o ainda mais potente RS Q8 Performance.

Este modelo emblemático acaba de estabelecer um novo recorde de volta ao Nurburgring Nordschleife, percorrendo o lendário circuito em 7:36,698.
Ambas as versões do Audi RS Q8 são impulsionadas por um V8 twin-turbo de 4,0 litros, que, no caso do modelo de base, conta com 592 CV e 800 Nm de binário entre as 2.200 rpm e as 4.500 rpm. É o suficiente para atingir 100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h

Aqueles que procuram um pouco mais de potência devem optar pelo novo RS Q8 Performance. Este modelo tem uma potência de 632 CV e 850 Nm, o que lhe permite atingir as 100 km/h em 3,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280 km/h. A Audi refere que este é o motor de combustão de produção em série mais potente da sua história e, para além das alterações no motor, o RS Q8 Performance tem um sistema de escape personalizado para o tornar ainda mais potente.

Associado ao potente V8 em ambos os modelos RS Q8 está uma transmissão Tiptronic de oito velocidades e um sistema permanente de tração integral Quattro. Ambos os modelos têm também um diferencial central mecânico e estão equipados com uma suspensão pneumática adaptativa que pode ajustar a altura de condução até 90 mm.

SUVs grandes como este têm de se comportar bem, por isso a Audi equipou-os com estabilização eletromecânica ativa do rolamento para reduzir os movimentos laterais da carroçaria. Este sistema consiste em dois pequenos motores elétricos posicionados entre duas metades do estabilizador e, em linha reta, as duas metades são desligadas para reduzir os movimentos da carroçaria em estradas irregulares. Quando o carro vira, o motor faz rodar os estabilizadores na direção oposta um ao outro, reduzindo a inclinação. Além disso, todos os modelos 2025 RS Q8 têm direção integral de série.

A Audi equipou o modelo com enormes discos dianteiros de 420 mm com pinças de 10 pistões e discos de 370 mm na traseira. O RS Q8 Performance recebe de série discos de carbono-cerâmica de 440 mm à frente e 370 mm atrás. O Performance também está disponível exclusivamente com um conjunto de jantes de liga leve de 23 polegadas que são mais leves do que as jantes de 22 polegadas de série.

Do ponto de vista visual, os dois modelos recebem três novas opções de pintura metalizada: Ouro Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili. O RS Q8 standard também inclui preto brilhante nos espelhos retrovisores, spoiler dianteiro, frisos das janelas e difusor traseiro, enquanto o RS Q8 Performance recebe espelhos retrovisores em carbono mate, elementos do spoiler dianteiro e um difusor traseiro em cinzento mate.
Os clientes terão à sua disposição três pacotes de design RS vermelho, cinzento e azul para o interior, todos incluindo um volante em Alcantara, microfibra Dinamica na consola central e bancos desportivos perfurados.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade