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A Opel revelou a nova geração do SUV Grandland, modelo que representa um elevado salto geral face ao modelo que substitui. Este novo SUV da marca alemã chegará ao mercado em versões com motores de combustão, mas também numa inédita opção elétrica.

Vai posicionar-se acima do recém revelado Opel Frontera até porque chega aos 4650 mm de comprimento, 1905 mm de largura e 1660 mm de altura, logo maior que o seu antecessor. A distância entre eixos de 2784 mm, permite-lhe beneficiar de uma bagageira que oferece mais 36 litros que a do antecessor. Há também mais 20 mm de espaço para pernas atrás.

A plataforma STLA Medium, a mesma do Peugeot 3008, permite ao novo Grandland ser versátil ao nível das motorizações, tendo no lançamento uma inédita versão elétrica à escolha com baterias de dois tamanhos: 73 ou 98 kWh. Utilizando uma arquitetura de 400V, possibilita efetuar carregamentos rápidos até 160 kW (permitindo carregar até 80% em 26 minutos), além de alcance máximo até 700 km (WLTP).

No lançamento espera-se que haja uma versão base de tração dianteira e posteriormente outra de tração integral, com dois motores, um por eixo. Existe ainda a opção de duas versões 1.2 de três cilindros turbo a gasolina “mild hybrid” de 48V, às quais se seguirá uma versão híbrida plug-in com cerca de 80 km de autonomia em modo elétrico.

O novo Grandland conta com um novo logo iluminado no painel dianteiro Vizor, juntamente com os mais recentes faróis Intelli-Lux Pixel Matrix HD, pintura da carroçaria em dois tons e arcos das rodas pronunciados. Já as jantes são de 20 polegadas.
Por dentro, há também mudanças relevantes, a começar pelo ecrã central de infotainment com 16 polegadas, HUD e bancos dianteiros com apoio lombar adicional, ventilados e com função de massagem.

Ricardo Carvalho

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