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Todos os futuros automóveis de estrada da Rolls-Royce terão motores elétricos a bateria, mas e se lhe disséssemos que a empresa britânica acaba de apresentar um novo V10 híbrido capaz de debitar 1.475 CV.

Bem, foi exatamente isso que a divisão Power Systems da Rolls-Royce fez. Não será utilizado numa futura versão do Phantom nem num hipercarro híbrido da marca; em vez disso, será utilizado em tanques militares de 50 a 70 toneladas.
O novo motor faz parte da série 199 mtu da Rolls-Royce Power Systems, que já inclui unidades de seis e oito cilindros e é a gama de motores mais vendida para veículos militares na sua classe. O novo V10 eleva o desempenho a novos níveis e foi apresentado sob a forma de concept na feira de defesa Eurosatory.


A Rolls-Royce não especificou a capacidade do V10, mas confirmou que funciona a gasóleo e pode ser complementado com unidades hidráulicas, compressores de ar e geradores de energia. Atualmente, tem uma potência de 1.475 CV ou 1.100 kW, mas o responsável de desenvolvimento de motores e sistemas militares da Rolls-Royce Power Systems, Christian Wolf, diz que a empresa já está a trabalhar numa versão de 1.609 CV (1.200 kW).
Estes valores monumentais de potência não seriam provavelmente atingíveis sem alguma forma de hibridização. A Rolls-Royce combinou o V10 com um motor elétrico a bateria. Para além de aumentar a potência, a utilização de um sistema híbrido também ajuda a dissimular melhor os veículos militares com este grupo motopropulsor.

Por exemplo, as baterias podem ser carregadas com o V10 a gasóleo e depois utilizadas para alimentar os sistemas elétricos do veículo sem ruído, tornando-o mais difícil de detetar.
Não é apenas a baixas velocidades que o sistema híbrido é útil. Ajuda na aceleração e na condução a alta velocidade, caraterísticas importantes para um veículo militar.

Ricardo Carvalho

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