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Este é o novo M4 CS da BMW, um modelo concebido para se posicionar acima do M4 e do M4 Competition, e logo abaixo do CSL. A marca bávara pretende sublinhar a ligação entre o M4 CS e uma experiência de condução intensa e “emocional”.

No entanto, deixando o carácter de lado, o CS soa muito familiar em vários aspetos. Tal como o CSL, possui o mesmo motor de 550 CV do M3 CS. Também conta com tração integral – ao contrário do CSL que é de tração traseira – e dá prioridade à redução de peso. A sua imagem até reflete a do CSL. Então, o que é que o torna realmente diferente?
Assim como fizeram com o CSL, a BMW fala muito sobre economia de peso e foco na pista com o M4 CS – mas se o CSL se tornou anoréxico, o CS optou por fazer algo um pouco mais sustentável. O BMW M4 CS de 2025 inclui um tejadilho, capô, difusor dianteiro, entradas de ar dianteiras, capas dos espelhos retrovisores exteriores e spoiler em carbono. Também tem jantes de liga leve forjadas M, que podem ser equipadas com pneus de pista ou pneus “ultra-track”, ambos como opção sem custos.

No entanto, em comparação com o CSL, perde as bacquets em carbono com encosto não ajustável e a tampa da bagageira em fibra de carbono. Com o CS, também pode manter os bancos traseiros e o isolamento acústico. Assim, o BMW M4 CS reduz 20 kg em comparação com o M4 Competition Coupé com xDrive, ao passo que a dieta do M4 CSL o fez perder uns impressionantes 108 kg.
O BMW M4 CS também recebe um modesto aumento de potência, partilhando a mesma potência do motor do M3 CS. Sob o capô está o motor turbo de seis cilindros em linha S58 de 3,0 litros com 550 CV e 649 Nm de binário. Trata-se de um aumento de 20 CV em relação ao BMW M4 Competition Coupé de 2025.

Também tem um escape ativo, com a nota a mudar de acordo com o modo de condução que selecionar.
Toda esta potência é gerida por uma transmissão automática de oito velocidades. Aqui não há opções manuais. Existe um botão no seletor de velocidades que lhe permite escolher uma de três caraterísticas de relações de caixa diferentes. Por falar em mudanças rígidas, existem também “apoios de motor exclusivos” que foram reforçados para proporcionar uma “ligação rígida entre o motor e a estrutura do veículo” – parece uma forma de introduzir mais NVH no habitáculo, mas pensamos que também terá o efeito de aumentar a ligação à máquina.

Provavelmente, sentir-se-á melhor com a afinação exclusiva do chassis do M4 CS. Do lado da magia eletrónica, a suspensão Adaptive M tem uma configuração específica para o M4 CS, tal como a direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e o sistema de travagem integrado. Os bons e velhos parâmetros físicos também foram ajustados, com regulações de curvatura das rodas, amortecedores, molas auxiliares e barras estabilizadoras específicas para o CS.

Ricardo Carvalho

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