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A Mitsubishi revela o novo B-SUV ASX, que sublinha a linguagem de design da marca e estabelece novos patamares em matéria de digitalização e conectividade.

A assinatura “Dynamic Shield” define a secção dianteira, enquanto caraterística fundamental do ADN da Mitsubishi, reforçando a identidade SUV do modelo. Em estreia na marca, o novo ASX oferece funcionalidades Google incorporadas, nomeadamente as aplicações e serviços Google Assistant, Google Maps, entre outras, acessíveis através do Google Play. Conjunto melhorado de tecnologias de segurança passiva e ativa, incluindo o sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) “MI-PILOT”, que aumenta a segurança tanto para os ocupantes como para os restantes utilizadores da via pública.

Quanto a motorizações, estão disponíveis as seguintes:
O motor de entrada é o inovador 1.0 de 3 cilindros turbo, a gasolina. Designado 1.0 MPI-T, opera em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades e oferece excelentes prestações, com 67 kW (90 CV) de potência e 160 Nm de binário. O consumo de combustível é de apenas 5,7 litros/100 km e as emissões de CO2 de 130 g/km.

O motor 1.3 DI-T turbo, a gasolina, inclui injeção direta e é fornecido em combinação com um sistema semi-híbrido. Incorporando um gerador de arranque por correia conjugado com uma bateria de iões de lítio de 12V, consegue recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de disponibilizar um sistema elétrico de assistência ao binário. A versão com caixa manual de 6 velocidades combina uma potência de 103 kW (140cv) com um binário de 260 Nm, com um consumo de 5,7* litros/100 km e emissões de 130 g/km CO2. Já a versão com caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem (7SST) sobe a potência e binário para 116 kW (160 CV) e 270 Nm, o que se traduz num consumo e emissões de 5,8 itros/100 km e 132* g/km CO2.

O novo ASX disponibiliza ainda a quem procura consumos e emissões ainda mais baixos um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), cuja tecnologia combina uma unidade a gasolina de 1,6 litros e dois motores elétricos (um deles como gerador) com uma transmissão automática multimodo (MMT). Com os seus 105 kW de potência combinada, esta unidade proporciona um excelente equilíbrio entre performance e eficiência, graças à assistência elétrica.

Ricardo Carvalho

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