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Depois de quatro, cinco, seis, oito e doze cilindros, há finalmente um Classe G sem cilindros. Em vez de um motor de combustão, o Classe G puramente elétrico tem quatro motores – um em cada roda.

Continua a ser um todo-o-terreno e, em alguns casos, é ainda mais capaz em fora de estrada do que as versões a gasolina. Embora o design tenha sido em grande parte mantido, o G580 com Tecnologia EQ esconde grandes alterações sob a sua pele tão familiar. Estes quatro motores têm uma potência combinada de 587 cavalos e um binário de 1164 Nm.

A configuração de quatro motores permite ir dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos, ou seja, quatro décimos de segundo mais lento do que a versão AMG a gasolina. O G elétrico está limitado eletronicamente a apenas 180 km/h. A distância ao solo é de pelo menos 250 mm enquanto a passagem é de 850 mm.
.Enfrenta facilmente terrenos difíceis com o seu ângulo de aproximação de 32 graus, ângulo de saída de 30,7 graus e ângulo ventral é de 20,3 graus. Tal como o Classe G normal, pode subir até uma inclinação de 100%. Não, isso não significa que pode subir verticalmente. Isso equivale a um ângulo de 45 graus.

As vantagens do todo-o-terreno variam entre um modo de redutoras, cortesia de uma transmissão de duas relações, e uma função de “crawling”. Estão incluídos bloqueios de diferencial virtuais possíveis através da vetorização do binário, bem como amortecedores ajustáveis adaptativos. Existe também uma função G-Steering para reduzir significativamente o ângulo de viragem e sair de uma situação difícil.

O G580 com tecnologia EQ tem uma suspensão dianteira independente e um eixo traseiro rígido, bem como uma proteção sob a carroçaria que utiliza carbono e outros materiais resistentes para proteger a enorme bateria de 116,0 quilowatts-hora instalada na estrutura da escada. A autonomia continua a ser um mistério, mas sabemos que a bateria pode ser carregada até 200 quilowatts. Com uma ligação DC, demora cerca de 32 minutos a passar de 10 a 80 por cento.

Com um aspeto instantaneamente familiar, este elétrico que pode ir a qualquer lado mantém a forma quadrada e o estilo robusto do modelo a gasolina, mas ganha uma grelha fechada com um contorno iluminado. É inspirado no conceito EQG de 2021 e pode ser adquirido sem o pneu sobresselente montado na traseira. Em vez disso, a Mercedes coloca uma caixa que pode armazenar o cabo de carregamento, correntes para a neve e ferramentas.
O interior também se inspira fortemente no Classe G normal, de tal forma que não se nota imediatamente que é diferente. Os habituais ecrãs de 12,3″ estão lá, bem como outros pormenores. A Mercedes oferece a mesma funcionalidade de “capô transparente” que vimos recentemente no G a gasolina, possibilitada pela câmara de 360 graus. Permite aos condutores verem “através” do capô – tal como noutros modelos recentes, como o EQE SUV e o EQS SUV.

Ricardo Carvalho

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