fbpx




A HWA tem vindo a construir uma sólida reputação no desporto automóvel desde 1998. A empresa alemã foi fundada por Hans-Werner Aufrecht, ele próprio um cofundador da AMG em 1967.

Atualmente, com 280 empregados e uma linha de produção completa, a HWA é capaz de construir os seus próprios veículos de A a Z na sua cidade natal de Affalterbach. Aqui está o primeiro veículo da sua história: o HWA EVO.

O estilo exterior do HWA EVO é simplesmente uma homenagem ao Mercedes 190E 2.5-16 Evo II de 1990. A marca da estrela tinha concebido este modelo para fazer frente ao BMW M3 E30 no Campeonato Alemão de Carros de Turismo, tendo conquistado o título em 1992.

O HWA EVO apresenta um kit de carroçaria totalmente em fibra de carbono. O para-choques dianteiro é regulável em altura, como no seu antecessor. Os faróis dianteiros e traseiros são todos em LED, com um design que faz lembrar os elementos do EVO II original. As asas foram consideravelmente alargadas para acolher as grandes e sólidas jantes de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás. A popa apresenta um enorme spoiler fixo na bagageira traseira, mais imponente do que no seu antecessor. O para-choques apresenta uma grande ponteira de escape retangular.

A bordo, a HWA continua a ser mesquinha no que diz respeito aos pormenores visuais do habitáculo. No entanto, a empresa alemã afirma que os ocupantes estarão sentados em bancos de balde Recaro em pele. Um painel de instrumentos digital transporta o tacómetro analógico do EVO II.
Para evitar destruir os EVO II autênticos, a HWA recebe os W201 mais clássicos e desmonta-os até à sua forma mais simples. Isto permite-lhes começar de novo numa base totalmente nova. O chassis de alumínio é reforçado e tratado com uma proteção anti-ferrugem de melhor qualidade.

Graças a uma estreita parceria com a Mercedes, a HWA recorreu ao catálogo da AMG para recuperar o 3.0 twin-turbo V6 do C 43 AMG. Uma vez retrabalhado na fábrica, este bloco desenvolve 450 CV, transmitidos apenas às rodas traseiras. Está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.
A velocidade máxima é de 270 km/h. Um pack “Affalterbach” está disponível como opção. Este aumenta a potência para 500 CV e leva o EVO até aos 300 km/h.

Quanto ao equipamento de corrida, a HWA equipou o EVO com uma suspensão de duplo braço, idêntica à dos modelos de competição. O sistema de travagem é reforçado com discos de grande diâmetro, com pinças de 6 pistões à frente e de 4 pistões atrás. Os discos de carbono-cerâmica estão disponíveis como opção.

A HWA está a pedir um preço muito elevado pela sua experiência mecânica neste restomod excecional. O EVO custa 714.000 euros, sem opções. Só serão construídos 100 exemplares. Um preço astronómico, que já torna este veículo altamente desejável mesmo para os mais ricos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade