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Neste breve texto vamos dar-lhe a conhecer um  Nissan Terrano realmente curioso. Não, não é o Terrano II, o substituto do Patrol, que também deu origem ao Ford Maverick, lembra-se?

Na verdade, estamos a falar de um veículo barato que foi vendido na Rússia durante a última década e que se baseava num SUV muito acessível… o primeiro Dacia Duster. De facto, esteticamente, pouco mudou em relação ao veículo romeno.
Em 2014, estava à venda por 677.000 rublos, o que, à taxa de câmbio atual, equivalia a apenas 6.750 euros. Mas espere, porque a versão topo de gama valia 885.000 rublos, ou seja, 8.800 euros. Escusado será dizer que, na perspetiva europeia, estes preços eram uma verdadeira pechincha.
Este Terrano “low cost” estava longe de ter as mesmas capacidades todo-o-terreno que o modelo original, mas, como pode ver nas fotografias, aguentava-se mesmo em zonas lamacentas ou numa subida ocasional.

Havia uma versão com tração às quatro rodas e bloqueio do diferencial a baixas velocidades. Além disso, a distância ao solo de 20,5 centímetros era mais generosa do que a de muitos outros SUVs. Como resultado, o carro podia suportar um percurso exigente ocasional.
A gama mecânica era composta por dois motores a gasolina aspirados, um 1.6 de 102 CV e um 2.0 de 135 CV, com caixas manuais de cinco e seis velocidades, respetivamente. O motor mais potente também podia ser associado a uma caixa automática com apenas quatro velocidades, por isso imagine os enormes saltos de rotações que ocorriam entre elas…

Por outro lado, os 475 litros de espaço na bagageira destacavam-se neste automóvel compacto de 4,33 metros de comprimento, cujo equipamento de segurança se limitava ao controlo de estabilidade ESP, airbags frontais, ABS com distribuidor EBD e discos de travão dianteiros. A regulamentação russa também não exigia mais neste domínio. Se se tivesse vendido por cá, será que tinha tido sucesso?

Ricardo Carvalho

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