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A BMW há muito que utiliza a letra “i” no final das designações dos seus modelos – 325i, 540i, etc.

A letra foi inicialmente utilizada para diferenciar os automóveis com injeção de combustível dos seus homólogos com carburador, que tinham uma designação de três dígitos que denotava a série e o tamanho do motor. Mas a BMW há muito que abandonou os carburadores e agora tem a sub-marca eléctrica “i”. Assim, após décadas, a BMW quer eliminar o “i” do final dos nomes dos modelos.

Um executivo da BMW confirmou a notícia ao BMWBlog. A publicação observou que a próxima geração do X3 vai receber uma versão M50, enquanto o geração atual é proposta como um M40i. Bernd Köber, Vice-Presidente Sénior da BMW Brand and Product Management, Connected Company, disse ao BMWBlog que o fabricante agora quer que o “i” signifique que se está a conduzir um carro elétrico.

Num mundo em que a BMW vende um i5 que é totalmente elétrico e um 540i que não o é, é possível perceber como alguns clientes podem ficar confusos. E sim, o “i” minúsculo no final do nome do modelo é uma herança, mas a submarca elétrica “i” também é agora um nome bem estabelecido. É também uma das melhores convenções de nomes para automóveis elétricos. O nome i5 torna óbvio que estamos a falar de um Série 5 elétrico, por exemplo.

Ricardo Carvalho

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